Home Basquete As cinco melhores escolhas de segunda rodada do Draft da NBA

As cinco melhores escolhas de segunda rodada do Draft da NBA

Imprevisível, draft da NBA guarda algumas surpresas na segunda rodada

Rodrigo Bezerra
Colaborador do Torcedores.com.

A noite de Draft da NBA customa guardar algumas surpresas para as equipes. Desde um jogador que tinha tudo para dar certo, até escolhas que, surpreendemente, vingam como poucos esperavam.

PUBLICIDADE

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes

Embora a primeira rodada, em especial as 14 primeiras escolhas, sejam as mais esperadas da noite, algumas escolhas de segunda rodada se mostram como decisivas para as franquias. Abaixo, listamos cinco que foram verdadeiros achados:

PUBLICIDADE

Manu Ginobili

Provavelmente a melhor escolha de segunda rodada de todos os tempos. O argentino foi a escolha número 57 do draft de 1999 e teve um impacto enorme em San Antonio. Apesar de só ter jogado no Spurs três anos após ser escolhido, Ginobili foi fundamental desde que estreou. Em sua temporada de calouro, Manu teve 9.4 pontos por jogo nos playoffs daquele ano (que acabou com o título do Spurs).

No total, foram duas aparições no all star game e quatro títulos; além do prêmio de sexto homem do ano na temporada 07-08.  Recentemente, Ginobili teve a camisa aposentada pela franquia texana. Ao lado de Tim Duncan e Tony Parker, o argentino foi peça fundamental da dinastia comandada por Greg Popovich.

Draymond Green

Draymond Green pode não ser o jogador mais querido da NBA, mas não se pode negar seu impacto na recém dinastia do Golden State Warriors.

Green foi a escolha número 35 do Draft de 2012, vindo da universidade de Michigan State. Em sua temporada de calouro, Green teve números ruins, com apenas 2.9 pontos por jogo em 79 jogos. Pontuar nunca foi o forte de Green, porém o jogador se tornou o coração do Warriors.

PUBLICIDADE

Em sua terceira temporada, Green teve a oportunidade de ser titular após uma lesão de David Lee. O resto é história. Nas quatro temporadas após assumir o posto, Green tem 11.8 pontos por jogo, 8.3 rebotes e 6.3 assistências. Venceu o prêmio de defensor do ano na temporada 16-17 e tem três anéis de campeão da NBA, além de um ouro olímpico.

Toni Kukoc

O croata já foi considerado o melhor jogador de basquete fora da NBA, até ser selecionado pelo Bulls na escolha 29 do Draft de 90. Kukoc jogou pela primeira vez na NBA na temporada 93-94 e foi peça importante de Chicago , vindo do banco.

Por ser parte de um grupo que contava com Scottie Pippen, Dennis Rodman e Michael Jordan, Kukoc, talvez, não teve seu potencial explorado a fundo. Contudo, o croata foi peça chave principalmente na temporada 97-98, quando substituiu o lesionado, Scottie Pippen.

Naquela temporada, até o retorno de Pippen, Kukoc teve média de 14.2 pontos por jogo e assumiu o papel de segunda opção ofensiva da equipe.

PUBLICIDADE

Após a conquista do título de 98 e com a base do time campeão desfeita, Kukoc se tornou o principal jogador da franquia. Apesar da campanha desastrosa, Toni teve média de 18.8ppg e 7.1 rebotes. Kukoc venceu três títulos com o Bulls.

Marc Gasol

Irmão mais novo de Pau Gasol, Marc chegou a liga como a escolhanúmero 48 do Draft de 2007, sendo selecionado pelo LA Lakers e, curiosamente, trocado para o Memphis Grizzlies pelo seu irmão.

Na epóca, Pau já era um jogador consolidado, inclusive sendo selecionado para o all star game. Sua chegada ao Lakers foi fundamental para dois títulos da franquia, nas temporadas 08-09 e 09-10.

Contudo, Marc não ficou muito atrás de seu irmão mais velho. Foram no total três seleções para o all star game, quando ainda jogava em Memphis. Ao lado de Mike Conley e Zach Randolph, Marc liderou o Memphis a ótimas temporadas.

PUBLICIDADE

Porém, o anel de campeão veio na temporada passada, após Gasol ser trocado para Toronto. Lá, Marc foi fundamental para a campanha vitoriosa do Raptors, junto com Lowry e Kawhi Leonard.

Jeff Hornacek

Hornacek (escolha número 46 do draft de 86) ficou conhecido por fazer parte do Jazz de 97 e 98 que enfrentou o Bulls de Jordan nas finais da NBA. Em Utah, Jeff era o terceiro jogador mais importante do time atrás apenas da dupla Stockon e Malone. Hornacek desempenhou bem seu papel em Utah, com 14ppg nessas duas temporadas e ficou a um Michael Jordan de conquistar o anel de campeão.

Apesar de por sua passagem em Utah, Hornacek brilhou no começo da sua carreira. Foram 18.5ppg, 5.6ast e mais de 40% de aproveitamento nas bolas de três em sete temporadas com Phoenix e Philadelphia.

Menções honrosas

Vale ressaltar alguns outros jogadores que também foram verdadeiros achados. Entre eles, o atual pivô do Denver Nuggets, Nikola Jokic é um dos casos mais recentes. Escolha número 41 de 2014, Jokic já foi selecionado ao all star game duas vezes e um dos melhores da sua posição atualmente. Mark Price (ex Cleveland Cavaliers), Doc Rivers (ex Atlanta Hawks) e Paul Millsap (atuamente no Denver Nuggets), também estão entre nomes de destaque.

PUBLICIDADE

Leia mais:

NBA: Tudo o que você precisa saber sobre o retorno

Draymond Green detona Charles Barkley “Não foi campeão, não pode sentar na minha mesa”

PUBLICIDADE