Home Fitness Comitê Paralímpico lança programa online de exercícios para deficientes

Comitê Paralímpico lança programa online de exercícios para deficientes

Comitê Paralímpico lança plataforma especial de exercícios para pessoas com deficiência

Carlos Lemes Jr
Olá! Sou Carlos Lemes Jr e sou Jornalista formado, desde 2012, e no Torcedores, desde 2015. Matérias exclusivas pelo site publicadas nos portais IG, MSN e UOL. Escrevo sobre: futebol, mídia esportiva, tênis e basquete. Acredito que o esporte seja uma ótima ferramenta de inclusão, pois, sou cadeirante. Então, creio que uma das minhas "missões" aqui no Torcedores seja cobrir esporte paralímpico. Hobbies: ler, escrever e escutar música.

Uma das grandes manias, nesse tempo de quarentena, é fazer atividades físicas em casa. Até que as academias possam reabrir em muitos lugares.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes

Para as pessoas com deficiência, é necessário que mesmo o espaço de casa, seja adaptado ainda mais. Nesse sentido, o Comitê Paralímpico Brasileiro lança uma plataforma de exercícios online para pessoas com deficiência. É a plataforma online Movimenta-se voltada, principalmente, para aquele atleta de academia ou de “fim de semana”.

A primeira etapa do Movimente-se consistirá em seis módulos, sendo um por semana, sempre às segundas-feiras, no canal do Comitê Paralímpico Brasileiro no YouTube e também em um hot site específico para esta ação: www.movimentoparalimpico.com.br. Serão cinco vídeos semanais, diferenciados por tipos de deficiência. As aulas para deficientes visuais contarão com dois vídeos: um legendado para baixa visão e outro com o serviço de audiodescrição, ambos com o mesmo conteúdo de exercícios.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

“Projetos como este consolidam o Comitê Paralímpico Brasileiro em uma posição de vanguarda na inclusão da pessoa com deficiência na sociedade, uma das nossas missões como instituição. Nestes tempos de pandemia e distanciamento social, o Movimente-se terá ainda mais relevância na transformação da vida das pessoas e também de seus familiares”, explica Mizael Conrado, presidente do CPB.

O conteúdo do programa será ministrado pelos técnicos do CPB e atletas paralímpicos, que demonstrarão como realizar exatamente os movimentos dos exercícios. Cada aula será voltada para um perfil de deficiência e ela consiste em aquecimento, exercício principal e volta à calma (relaxamento).

“São exercícios simples, básicos, para que todos possam conhecer seu próprio corpo, começar a se exercitar e ganhar confiança e segurança no dia a dia, realizando todos os movimentos dentro de casa mesmo”, conta Everaldo Lúcio, um dos treinadores da Seleção Brasileira paralímpica de atletismo e, também, um dos responsáveis pela elaboração dos treinamentos.

PUBLICIDADE

A plataforma pode ser acessada, aqui

PUBLICIDADE

LEIA MAIS

É obrigatório correr de máscara durante a quarentena?

Better Collective