Home Futebol Conheça 5 curiosidades da história do Campeonato Português

Conheça 5 curiosidades da história do Campeonato Português

Fundado em 1934/35, Campeonato Português é recheado de grandes histórias que estão na memória dos torcedores e produz outras inúmeras ao longo dos anos

Luis Feitosa
Jornalista graduado e amante de futebol e futebol americano

O Campeonato Português será retomado nesta quarta-feira (3) após mais de 83 dias de paralisação devido a pandemia de coronavírus. A liga que é uma das principais do continente europeu cresceu ao longo dos anos em possui uma longa história de revoluções e conquistas marcantes em 86 temporadas. Relembre algumas das principais histórias curiosas que engrandecem a disputa em Portugal e o porque ela melhora a cada ano.

PUBLICIDADE

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes

Apenas cinco campeões

Fundado em 1934/35, o Campeonato Português tem apenas cinco campeões na história. Porto, Benfica, Sporting, Belenenses e Boa Vista foram os únicos times que conseguiram vencer a liga com os três primeiros dominando os títulos e os dois últimos conquistando apenas um troféu cada. O trio de grandes de Portugal é composto por Benfica é o líder com 37 conquistas, seguido de Porto com 28, Sporting com 18.

PUBLICIDADE

Concentração em Lisboa

São 31 times entre a primeira e segunda divisão do Campeonato Português que foram fundados em Lisboa e no norte do país. Duas das principais cidades possuem grandes times como Porto e Braga que possuem homônimos campeões do país.

Artilheiros históricos

O Campeonato Português também tem alguns grandes artilheiros na história e possui 5 nomes que estão em destaque. O maior deles é Fernando Peyroteo com 332 gols marcados durante 13 anos em que brilhou com a camisa do Sporting e do Belenenses. Outros nomes que estão no top 5 também possuem um alto número de gols com quase todos tendo passagens pelo Sporting. Completando os cinco maiores estão: Eusébio (320), José Águas (290), Nené (260) e Manuel Fernandes (243).

PUBLICIDADE

Haja gol

O avanço dos anos resultaram em artilheiros com cada vez menos gols nas edições das ligas. Em Portugal, o maior artilheiro de uma única edição do Campeonato Português é o argentino Hector Yazalde que anotou 46 gols em 1973/74. O hermano conseguiu superar o maior marcador da história da competição que foi Peyroteo e que marcou 43 gols em 1946/47.

Goleada originou o Campeonato Português

Um dos maiores campeonatos europeus surgiu após uma goleada da seleção nacional. A Primeira Liga foi idealizada em 1934 após a seleção portuguesa ser goleada por 9 a 0 para a Espanha na Copa do Mundo de 1934. Com isso, os principais influenciadores do futebol do país se juntaram para criar a liga afim de ter novos talentos nacionais e desenvolver um campeonato de ponta.

PUBLICIDADE

LEIA MAIS:

Quais as condições e protocolos para o retorno do Campeonato Português?

Joias dos grandes e jovem acertado com Barcelona: 5 promessas para acompanhar no Campeonato Português

PUBLICIDADE