Home Fitness De estresse a condicionamento físico: veja os benefícios da Yoga

De estresse a condicionamento físico: veja os benefícios da Yoga

Saiba quais são os benefícios para o corpo e para a mente dessa atividade milenar

Fabiana Sousa
Colaboradora do Torcedores.com.
PUBLICIDADE

O Dia Internacional da yoga é comemorado neste domingo, 21 de julho. A técnica nascida na Índia há mais de cinco mil anos se tornou famosa em todo o mundo por ser simples e poderosa. Realizar essa atividade algumas vezes na semana pode ser responsável por diversos benefícios para o corpo, bem como para a mente.

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes

Existem mais de nove tipos, cada uma com seu objetivo diferente. Contudo, todos eles realizam uma integração entre o corpo e a mente, assim como atuam em diversas regiões corporais. Então, confira seis benefícios que pode trazer para sua vida.

Confira seis benefícios da yoga

Diminuição da ansiedade e do estresse

Um dos principais conceitos da yoga está na concentração e no foco no movimento. Ao realizar a prática é comum que você destine toda a sua atenção para aquele momento. Assim, é possível relaxar sobre preocupações passadas e futuras, focando no momento presente.

PUBLICIDADE

A yoga também tem grande poder sobre o efeito de quebra do cortisol. Esse hormônio é o responsável por controlar o nossos níveis de estresse, tanto psicológico quanto fisiológico. Com a prática, você consome e inibe a produção desse hormônio.

A yoga aumenta a imunidade

Outro ponto importante na prática é a respiração. Durante os movimentos você deve realizar algumas respirações profundas. Ao contrair e esticar os músculos e órgãos, você aumenta a drenagem de um fluido chamado linfa. A linfa é rica em células do sistema imunológico, responsável pela defesa do nosso organismo.

Melhora o condicionamento físico

Uma grande questão sobre o yoga é se realizar a prática emagrece. A resposta é sim! Alguns movimentos e posturas podem melhorar a sua resistência e condicionamento físico, ajudando também na execução de outros tipos de atividade física e nas tarefas diárias.

Alguns tipos de yoga podem te ajudar a queimar tantas calorias quanto andar de bicicleta por 40 minutos. Dependendo do estilo da modalidade você pode escolher por uma prática mais ou menos intensa.

PUBLICIDADE

Yoga ajuda na redução das dores corporais

A consciência corporal é um dos tantos benefícios da yoga. As posturas realizadas durante as práticas podem ser direcionadas especificamente para cada parte do corpo, proporcionando um relaxamento e alongamento de cada região. Além disso, também colabora com as posturas comuns do dia-a-dia, e alivia dores causadas por escoliose, hérnia de disco e contraturas musculares.

Ajuda na concentração e foco

A prática da yoga exige concentração, por isso, condiciona o seu cérebro a manter o foco em diversas situações. Alguns estudos concluíram que a prática contínua regula e melhora a concentração, além de diminuir o tempo de resposta e colaborar com a memória.

Melhora a qualidade do sono

Além de proporcionar relaxamento e concentração, que são elementos que importantes para uma melhora no sono, a prática também aumenta a produção de melatonina. A melatonina é um hormônio que atua na indução do sono, portanto, fazendo com que você durma mais rápido.

[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJzZWc0Y3B4SiIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]

PUBLICIDADE

LEIA MAIS 

Nutrição e saúde: quais os benefícios da vitamina D para o corpo?

Conheça os benefícios da prancha e os motivos para praticar o exercício