Nutrição e saúde: quais os benefícios da vitamina D para o corpo?

Conheça os diferentes papeis da vitamina D para a sua saúde

Gabriel José Gonçalves
Colaborador do Torcedores.com.

Crédito: Foto: Banco de Imagens

Para funcionar corretamente, o corpo humano necessita de uma série de nutrientes. A vitamina D é um deles, atuando ativamente em uma série de funções do organismo. Pensando em te ajudar um pouco mais sobre o assunto, nós separamos os principais benefícios dessa vitamina para a sua saúde. Confira!

Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

Combate à hipertensão

Há estudos que relacionam a vitamina D ao enrijecimento das artérias. Por isso, a falta do nutriente poderia ser uma das responsáveis pela hipertensão. Logo, para conseguir o bom funcionamento do sistema circulatório, é fundamental tomar a dosagem correta indicada por dia.

Melhora da imunidade

A vitamina D, tal qual outros nutrientes parecidos, é essencial para o sistema imunológico. Além disso, auxilia o corpo na prevenção de uma série de doenças, como a diabetes, já que participa da regulação da quantidade de insulina presente no sangue.

Fortalece os ossos

O nutriente tem um importante papel no controle das quantidades de ferro e cálcio. Assim, auxilia no fortalecimento dos ossos. Além disso, a vitamina D é importante para o crescimento muscular, ajudando na consistência dos músculos e na síntese proteica.

Melhora do psicológico

Um estudo produzido na Holanda apontou relações entre a falta de vitamina D e a ocorrência de depressão. Isso acontece porque o nutriente exerce uma importante função de controle de outros hormônios no corpo humano.

Fontes de vitamina D

A principal fonte de vitamina D é o sol, já que ela é produzida na pele. Dessa maneira, é necessário ficar ao ar livre pelo menos por 15 minutos ao dia. Vale lembrar de que não é bom se expor das 10h às 15h, mas sim nos horários com uma incidência solar mais branda.

Para quem não consegue ficar muito no sol, há alguns alimentos que contribuem para a síntese da vitamina. Atum, ovo, queijo e carne bovina são alguns dos exemplos. Além disso, em casos mais urgentes, é possível encontrar multivitamínicos em cápsulas.

LEIA MAIS

Coronavírus: diabéticos devem ter um cuidado especial durante a quarentena?

Quais os melhores exercícios físicos para quem tem hipertensão?