Home Futebol De prodígio no Inter a consagração na Ucrânia: 5 curiosidades da carreira de Taison

De prodígio no Inter a consagração na Ucrânia: 5 curiosidades da carreira de Taison

Aos 32 anos, Taison soma convocações para a seleção brasileira e já disputou todas as principais competições continentais do mundo com Inter e Shakhtar

Luis Feitosa
Jornalista graduado e amante de futebol e futebol americano

A carreira de Taison teve mais um ótimo capítulo na última semana com a conquista de mais um título do Campeonato Ucraniano com o Shakhtar Donetsk. Com a consagração com o time, o atacante entra para a lista dos grandes brasileiros que se deram muito bem no país europeu e que até arriscaram em alguns passos na seleção brasileira.

PUBLICIDADE

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes

[DUGOUT dugout_id=eyJrZXkiOiJnR3RFSWQzMSIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==]

Aos 32 anos, Taison consolidou a carreira na Ucrânia e conquistou muitos títulos que levaram o jogador a ser um dos homens de confiança e titular indiscutível no Shakhtar Donetsk. Apesar das críticas com a convocação para a Copa do Mundo da Rússia, o atacante sempre se mostrou muito disposto a ajudar quando era convocado por Tite.

PUBLICIDADE

Veja cinco curiosidades da carreira de Taison desde os tempos de Internacional, passando pelo Metalist, Shakhtar Donetsk e a seleção brasileira:

Igual van Basten?

Em 2012 quando ainda estava no Metalist, Taison marcou um golaço que foi comparado com um de Marco van Basten em 1988 na final da Eurocopa diante da União Soviética. Contra o Rosenborg na fase preliminar da Europa League, o atacante recebeu um cruzamento e emendou um voleio quase da linha de fundo. Veja o gol do brasileiro e compare com o golaço do holandês:

Multa milionária

Foram apenas três anos de Taison na base do Internacional, mas foi suficiente para que o jogador conseguisse mostrar todo o seu talento e ganhasse sua oportunidade no time profissional. Com isso, o atacante subiu ao time principal em 2008 com uma multa rescisória avaliada em R$ 100 milhões por cinco anos de contrato.

Destino poderia ser diferente

A grande passagem de Taison no Shakhtar Donetsk poderia ter sido bem diferente. O jogador em 2012/13 esteve na mira do Chelsea e chegou a ser cotado como reforço fechado da equipe. No entanto, uma rixa antiga entre o dono do Chelsea (Roman Abramovich) e o dono do Metalist (Serhiy Kurchenko) fez o acordo melar. Na época, o presidente do clube ucraniano -Oleksandr Yaroslavsky, havia aceitado a oferta de 8,5 milhões de libras, mas o mandatário não aceitou e só liberaria o atacante em caso de pagamento integral da multa rescisória de 12,4 milhões de libras.

Com a recusa, outros clubes aumentaram seu interesse em Taison como os rivais do Chelsea, Manchester City e Manchester United, e o rival do Metalist, o Shakhtar Donetsk, mas o time ucraniano acabou levando o jogador por 20 milhões de dólares.

PUBLICIDADE

Expulsão no Shakhtar

Taison foi expulso apenas duas vezes em oito temporadas no Shakhtar Donetsk. No entanto, a última vez foi marcada por um incidente direcionado a ele e Dentinho. Os dois brasileiros sofreram racismo no clássico entre Shakhtar Donetsk e Dynamo de Kiev e o atacante ex-Internacional reagiu apontando o dedo do meio e chutando a bola em direção a torcida adversária.

Apesar de todas as críticas pela expulsão, a Federação Ucraniana lamentou o episódio, mas não desfez a atitude do árbitro que aplicou o cartão vermelho. Com a exclusão do jogo, Taison saiu de campo chorando e recebeu o apoio dos companheiros e dos jogadores do Dynamo de Kiev.

Bicampeão continental

O sucesso de Taison no Internacional conseguiu gerar conquistas pelo Colorado. O jogador é um dos poucos que foram campeões da Copa Sul-Americana em 2008 e da Libertadores em 2010. Vale destacar que o título da Sul-Americana era inédito no Brasil e apenas outros três times conquistaram o título posteriormente (São Paulo em 2012, Chapecoense em 2016 e Athletico Paranaense em 2018.

PUBLICIDADE

LEIA MAIS:

Veja a lista de campeões do Campeonato Ucraniano

Show brasileiro dá vitória e título ucraniano ao Shakthar Donetsk

5 vezes que a torcida do Inter se empolgou com uma possível volta de Taison

PUBLICIDADE