Home Futebol De racismo a avalanche: 5 momentos para esquecer da história do Grêmio

De racismo a avalanche: 5 momentos para esquecer da história do Grêmio

Apesar da história gloriosa e recheada de momentos importantes que marcaram a história do Grêmio, alguns fatos mancham a trajetória Tricolor

Luis Feitosa
Jornalista graduado e amante de futebol e futebol americano

O torcedor gremista tem muitos motivos para se orgulhar da gloriosa camisa que veste. Com muitos títulos e ídolos inesquecíveis, o Tricolor gaúcho escreveu seu nome na história do futebol por vários momentos. No entanto, alguns fatos que ocorreram ao longo de 116 anos marcaram negativamente a trajetória Tricolor.

PUBLICIDADE

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes

[DUGOUT dugout_id=eyJrZXkiOiJIaFdNMDNDUiIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==]

Com alguns dos maiores vexames da história, o Torcedores separou cinco momentos ruins que mancharam a rica trajetória do Grêmio:

PUBLICIDADE

Rebaixamentos

Um dos momentos mais ingratos da história do Grêmio foram os rebaixamentos para a série B em duas oportunidades: 1991 e 2004. Em ambas as oportunidades, o Tricolor fez péssimas campanhas no Campeonato Brasileiro mesmo com alguns nomes importantes no elenco. No entanto, o Tricolor não conseguiu superar seus adversários em épocas que ainda não havia um equilíbrio nacional tão grande como nos últimos anos.

Avalanche

A comemoração “avalanche” marcou a história do Grêmio enquanto o time mandava seus jogos no Olímpico. Com a mudança para a Arena, o Tricolor buscou evitar a prática para a segurança dos torcedores, mas em 2013 a situação chegou ao fim. No primeiro duelo oficial do estádio, os mandantes enfrentaram a LDU e após o gol de Elano aos 16 minutos do segundo tempo, a torcida foi comemorar ao estilo antigo e acabou ocasionando um grande acidente.

PUBLICIDADE

Com a descida dos torcedores na arquibancada sul, oito pessoas acabaram se ferindo ao cair no fosso da Arena. Duas mulheres acabaram saindo do estádio de ambulância com proteção cervical, outro homem chegou a ser atendido dentro do próprio estádio e cinco pessoas sofreram ferimentos leves. Como uma medida para prevenir, a diretoria do Grêmio fechou o setor por um tempo, mas acabou reabrindo e a torcida nunca mais realizou a comemoração.

Racismo

O ano de 2014 foi marcado por um episódio lamentável de racismo na Arena. No duelo entre Grêmio e Santos pelas oitavas de final da Copa do Brasil, parte da torcida gremista foi filmada pelas câmeras de transmissão proferindo ofensas racistas ao goleiro Aranha, do Peixe. O preconceito gerou uma comoção ao redor do caso e gerou a eliminação do Tricolor após decisão do STJD como uma forma de punição ao clube.

Frustração com Ronaldinho

PUBLICIDADE

O final da década de 2010 poderia ter sido um início da uma nova história para o clube. Em baixa no Milan, o Grêmio negociava o retorno de Ronaldinho Gaúcho e tinha uma forte concorrência contra Palmeiras e Flamengo. Com o “sim” do empresário e irmão de R10, Assis, a diretoria chegou a preparar um grande anúncio e colocar caixas no Olímpico para a festa da chegada do jogador. Após uma longa negociação que se arrastou até janeiro de 2011, o craque frustrou a torcida gaúcha e foi anunciado pelo Flamengo.

Dolorosa eliminação

A terceira semifinal seguida da Libertadores firmou um marco na história do clube que voltava a estar na elite continental. Em um duelo muito aguardado contra o Flamengo, as equipes fizeram um jogo morno na Arena e empataram em 1 a 1. Com a decisão ficando para o Rio de Janeiro, as emoções de ambos os lados estavam à flor da pele para o retorno ao final. O que ninguém esperava era que uma goleada aconteceria no Maracanã de uma forma acachapante. O Rubro-Negro venceu por 5 a 0 após o primeiro tempo terminar empatado sem gols e posteriormente acabou sendo campeão ao bater o River Plate na final por 2 a 1 em Lima.

PUBLICIDADE

LEIA MAIS:

Após três meses internado com coronavírus, dirigente do Grêmio recebe alta

Com desejo de voltar ao Grêmio, Edilson admite arrependimento por socos em Dourado, mas lembra: “Ninguém é santinho”

Barcos explica saída do Palmeiras e revela em qual clube do Brasil gostaria de encerrar a carreira

PUBLICIDADE