Home Futebol Elenco jovem, jejum de títulos e sonho europeu: o que sabemos sobre o Kairat, novo time de Vagner Love?

Elenco jovem, jejum de títulos e sonho europeu: o que sabemos sobre o Kairat, novo time de Vagner Love?

Jogador deixou o Corinthians para atuar no Cazaquistão

Matheus Camargo
Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), colaborador do Torcedores.com desde 2016. Radialista na Paiquerê 91,7.

O atacante Vagner Love surpreendeu nesta terça-feira (23) ao anunciar em suas redes sociais que assinou com o Kairat, do Cazaquistão, poucas semanas após rescindir seu contrato com o Corinthians.

PUBLICIDADE

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes
https://www.facebook.com/TorcedoresOficial

[DUGOUT dugout_id=eyJrZXkiOiJYNFFDSFVEVSIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==]

PUBLICIDADE

O veterano viverá mais uma aventura europeia, mas desta vez em um mercado para lá de alternativo e nada comum para jogadores brasileiros.

O Cazaquistão é uma ex-república da União Soviética que se tornou independente em 1991. Em 1992 fundou sua liga nacional e teve o próprio Kairat como primeiro campeão cazaque.

O Kairat foi fundado como um clube soviético em 1954 e disputou várias vezes a primeira divisão local. Seus três títulos anteriores à independência do Cazaquistão foram duas Superligas Soviéticas, equivalente à segunda divisão local, e a Copa da Liga Soviética, segundo principal torneio mata-mata.

A partir de 1992 o Kairat assumiu o protagonismo no país, mas durou pouco tempo no topo. Após conquistar o título cazaque que deu início ao torneio nacional, só voltou a conquistá-lo em 2004.

PUBLICIDADE

O clube se mantém como tradicional, mas atualmente vê ao menos duas equipes à sua frente no país. O Aktobe, com cinco títulos, e o Astana, que foi o primeiro time do Cazaquistão a avançar nos playoffs da Liga dos Campeões em 2015/16 e disputar a fase de grupos da principal competição europeia. O sonho mais longínquo do Kairat, inclusive, é disputar uma competição europeia com êxito.

O anúncio de Vagner Love:

Atual Kairat
O Astana recebe injeção financeira e se mantém como principal forçaa do futebol cazaque. É o atual hexacampeão e lidera a liga com dois jogos e duas vitórias, enquanto o Kairat disputou dois jogos, venceu uma a perdeu outra.

O Kairat tem um elenco recheado de jovens jogadores e nenhum nome acima dos 30 anos. Vagner Love chegará para ocupar uma das vagas de estrangeiro e para ser o atleta mais velho do plantel.

PUBLICIDADE

O atacante ex-Corinthians será, inclusive, mais velho que seu próprio treinador. O Kairat atualmente é treinado por Aleksey Shpilevski, de apenas 32 anos, e que está no clube desde 2018.

Mesmo com o poderoso Astana no topo do campeonato nacional, o Kairat segue com sobras como o maior campeão da Copa do Cazaquistão. Desde 1992 a equipe levantou nove títulos, sendo o último deles em 2018, já sob o comando de Aleksey Shpilevski, que se mantém no cargo após a boa campanha.

Leia mais:
Mauro Beting detona responsáveis por jogos do Carioca no Maracanã: “vocês merecem o inferno”