Home Extracampo Estudo indica Jesualdo Ferreira, técnico do Santos, como o segundo mais velho do mundo

Estudo indica Jesualdo Ferreira, técnico do Santos, como o segundo mais velho do mundo

O primeiro da lista é Hamdi Yilmaz, treinador da equipe turca Keciorengucu

Eduardo Statuti
Estudante de jornalismo na Universidade Federal de São João del-Rei. No Torcedores desde 2019.
PUBLICIDADE

A 56ª edição do Relatório Mensal da CIES Football Observatory (Centro de Estudo Internacional do Esporte) indica que o treinador do Santos é o segundo mais velho do mundo atualmente. O primeiro da lista é o turco Hamdi Yilmaz, treinador do Keciorengucu. Por outro lado, o mais novo da lista é o norueguês Ole Martin Nesselquist, treinador do Strømmen . 

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva! Siga o Torcedores também no Instagram

[DUGOUT dugout_id=eyJrZXkiOiJBbjRKbmgxYiIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==]

 

O CIES levantou dados de 79 países e 110 ligas e focou em três aspectos: idade, o tempo de permanência no clube e a nacionalidade dos treinadores. Sendo assim, o treinador do Santos, Jesualdo Ferreira, com 74 anos, ficou atrás de Hamdi na lista por apenas quatro meses de diferença. Enquanto os mais jovens são Ole Martin Nesselquist, com 26 anos, treinador do Strømmen que atua na segunda divisão da Noruega, e Gavin Lee, de 28 anos, nascido em Singapura, técnico do Tampines Rovers.

Outro dado em que o Brasil se diferencia é a média de idade dos técnicos. Enquanto a média geral é de 48,8 anos, no Brasil, a média é de 52,01 anos segundo o estudo.

“Este estudo pioneiro sobre as características dos treinadores de clubes de futebol profissional em todo o mundo mostra que o perfil típico de um treinador é  o de um homem com menos de 50 anos de idade (48,8), responsável por menos de um ano de trabalho (301 dias) e na maior parte das vezes nascido do país do clube treinado (7 de 10 casos)”, diz trecho do Relatório Mensal da CIES.

LEIA MAIS:

Santos é condenado pela FIFA e terá que pagar R$3,8 milhões ao Atlético Nacional pela compra de Felipe Aguilar

PUBLICIDADE

Neymar valoriza conquista da Libertadores pelo Santos: “Um dos títulos mais importantes na minha carreira”