Home Futebol Flamengo x Globo: relembre cada passo da ‘treta’ envolvendo o clube e a emissora

Flamengo x Globo: relembre cada passo da ‘treta’ envolvendo o clube e a emissora

Confusão envolvendo Flamengo e Globo teve diversos capítulos nesta semana. Você lembra como começou essa conturbada relação?

Rafael Alves
Colaborador do Torcedores

O futebol brasileiro está completamente envolvido na discussão entre Flamengo e TV Globo nesta semana. Após mudança de lei, com medida provisória assinada por Jair Bolsonaro após reunião com Rodolfo Landim, presidente rubro-negro, os clubes passaram a negociar individualmente o direito de transmissão de suas partidas como mandante.

PUBLICIDADE

[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJITElQRjNvYiIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes

PUBLICIDADE

Como a emissora tem o contrato dos principais campeonatos do país e teria que negociar novamente com cada equipe, a Globo afirma que o Flamengo não poderá transmitir seus jogos em outros canais ou na internet sem que seja nos filiados da empresa do Rio de Janeiro.

Essa relação envolvendo o clube carioca e a emissora está de mal a pior desde o começo da temporada. Após 2019 histórico e chamando a atenção de diversas marcas mundiais, o Flamengo entrou em desacordo com a Globo e gerou uma grande mudança na lei do futebol. Mas você sabe todos os passos dessa confusão?

1 – ‘Não’ do Flamengo à oferta da TV Globo

Como todo ano, a TV Globo fez uma oferta para transmitir os jogos do Flamengo, assim como de todos os clubes cariocas, no estadual de 2020. Porém, o clube rubro-negro negou o contrato de R$ 81 milhões, pedindo valores maiores por achar que a emissora recebe muito em cima dos times de futebol.

Em desacordo, os jogos do Flamengo no Campeonato Estadual nesta temporada não teve transmissões até a última partida oficial antes da pandemia do coronavírus. Como já tinha acertado com a CBF, o jogo contra o Athletico, pela Supercopa do Brasil, acabou sendo transmitido e acabou em título do time de Jorge Jesus.

PUBLICIDADE

2 – Indício de acordo, mas pausa precoce

O torcedor rubro-negro sonhou com um acordo para a sequência da Taça Rio quando o Flamengo e a Globo entraram em acordo para transmissão do jogo contra a Portuguesa-RJ para a internet através da FlaTV, no Youtube, e o site Globoesporte.com.

A partida foi um sucesso, mas a relação não evoluiu por conta da pandemia do coronavírus. Durante a quarentena, emissora e clube seguiram negociações, mas o Flamengo seguiu se afastando, principalmente após o site da emissora flagrar um treinamento proibido do elenco no CT.

3 – Negociações mais longe e MP que aumenta rivalidade Flamengo x Globo

Já com as datas acertadas do retorno do futebol no Rio de Janeiro, a TV Globo seguiu atrás do clube rubro-negro por um acordo. Na quarta-feira, a emissora divulgou uma nota oficial afirmando que a negociação com o Flamengo estava longe de um acordo.

Porém, um dia depois, nesta quinta-feira (18), o Diário Oficial da União divulgou uma medida provisória assinada por Jair Bolsonaro, Presidente da República, em que determina que os clubes mandantes teriam o direito de vender a transmissão de suas partidas individualmente.

PUBLICIDADE

Isso fere com os contratos vigentes da Globo com outras equipes e os campeonatos, já que o Flamengo poderia transmitir os jogos em canais rivais ou no Youtube do Carioca, que tem os direitos televisivos pertencendo à emissora.

LEIA MAIS:

Flamengo vence o Bangu por 3 a 0 em retorno polêmico e se garante na semi da Taça Rio

PUBLICIDADE

Globo afirma que manterá contratos e ameaça “tomar medidas legais” contra mudança de lei

Bolsonaro faz mudança no direito de transmissão e dá poder a clubes mandantes; veja o que muda