Home Tênis Guga critica governantes brasileiros e diz que Brasil vive “pseudodemocracia” há anos: “povo nunca esteve no poder”

Guga critica governantes brasileiros e diz que Brasil vive “pseudodemocracia” há anos: “povo nunca esteve no poder”

Tenista concedeu coletiva em comemoração ao título de Roland Garros

Matheus Camargo
Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), colaborador do Torcedores.com desde 2016. Radialista na Paiquerê 91,7.

Maior tenista masculino brasileiro de todos os tempos, Gustavo Kuerten, o Guga, fez duas críticas ao modelo governamental do Brasil em entrevista coletiva concedida para comemorar os 20 anos do título de Roland Garros.

PUBLICIDADE

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes
https://www.facebook.com/TorcedoresOficial

[DUGOUT dugout_id=”p=eyJrZXkiOiJaSVNyS0hhZiIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]

PUBLICIDADE

Integrante do grupo Esporte pela Democracia, que reuniu vários atletas em busca de discussões concretas sobre o país, Guga não citou nenhum governante, mas disse que o Brasil nunca viveu uma democracia propriamente dita.

“O próprio país vive um processo de formação da democracia que ainda, infelizmente, nunca existiu”, disse o ex-tenista durante a entrevista.

“A gente pode considerar uma pseudodemocracia que, traduzindo, é votação direta, mas quando que a gente sentiu o povo mesmo no poder, ser defendido em todas suas instâncias, abraçado pelos nossos governantes, ou seja, um país muito melhor? Quando? Se olhar para trás aí, a gente estaria numa realidade completamente diferente.”

Guga foi questionado do motivo do país nunca ter tido alguém como ele no tênis em 20 anos. Segundo o tenista, a estrutura básica falha não deixa com que novos atletas evoluam.

PUBLICIDADE

“Que a gente tenha na saúde algo que esteja estruturalmente montado, pronto. No tênis, quando vai chegar o Guga? Se vier tudo antes… Saúde, segurança, educação. Esses três, principalmente. Se tiver isso antes, deixa o tênis para daqui a 50 anos, não tem problema”, garantiu o ídolo brasileiro.

“Um dia vai acontecer. Precisamos ainda dar mais valor a isso. Obviamente, na própria internet hoje é muito delicado porque cada situação, cada ponto, cada tentativa, ela tem hoje um turbilhão de informações e muita capacidade de isso virar invertido, mal dito.”

Leia mais:
Honda critica Witzel e Bolsonaro por possível retorno do futebol: “assustado”