Home Basquete Jogadores que deixaram a NBA para jogar no NBB

Jogadores que deixaram a NBA para jogar no NBB

Confira quais atletas saíram da principal liga de basquete do planeta para disputarem o Campeonato Brasileiro da modalidade.

Cássio Cundari
Colaborador do Torcedores.com.
PUBLICIDADE

Jogar na NBA (Associação Nacional de Basquetebol, da sigla em inglês) é um sonho para qualquer jogador. Alguns poucos brasileiros já conseguiram esta façanha. Contudo, após breves experiências ou longas passagens de sucesso, todos acabam tendo que deixar a liga norte-americana. E no momento da saída, por falta de alternativas ou por opção pessoal, o destino muitas vezes é o Novo Basquete Brasil.

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes.

[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJCbVRJamlKWSIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]

PUBLICIDADE

 

Talvez, o jogador brasileiro de maior sucesso na NBA tenha sido Anderson Varejão. Ídolo dos Cavs, o pivô defendeu a equipe de Cleveland por 12 anos seguidos. No entanto, em suas últimas temporadas na NBA, Varejão fez parte do elenco do Golden State Warriors, tendo inclusive participado da campanha vitoriosa de 2016-2017. Depois disso, decidiu voltar ao Brasil para jogar no Flamengo (foto), umas das equipes mais tradicionais do NBB.

Outro atleta que construiu uma carreira sólida na NBA foi Leandrinho. Além das três passagens pelo Phoenix Suns, o ala-armador também defendeu Raptors, Pacers, Celtics e Warriors. E entre uma temporada e outra, Barbosa – como ficou conhecido nos EUA – atuou algumas vezes no NBB. Foi assim em 2011 (Flamengo) e depois entre 2013 e 2014 (Pinheiros). Após deixar a NBA pela última vez, Leandrinho assinou com a equipe de Franca em 2017.

Breves Passagens

O início de carreira promissor em Ribeirão Preto fez Alex Garcia chamar a atenção das equipes da NBA em 2003. Contudo, em função de seguidas contusões, foram apenas duas temporadas na liga norte-americana. E após passagens apagadas por San Antonio Spurs e New Orleans Hornets, o ala acabou retornando à sua equipe de origem em 2006. Mesmo após passagem marcante pelo basquetebol universitário dos EUA entre 2002 e 2004, Rafael Baby teve trajetória semelhante na NBA. Sem muito brilho, o pivô passou por Toronto Raptors, Utah Jazz e Minnesota Timberwolves – com direito a uma breve experiência na liga russa – antes de assinar com o Flamengo em 2010.

PUBLICIDADE

Passagem ainda mais breve na NBA teve Lucas Tisher. O pivô atuou pelo Phoenix Suns em apenas uma temporada, entre 2005 e 2006, antes de retornar ao Brasil para atuar no Minas. Outro brasileiro com rápida passagem pela liga norte-americana foi Fabrício Melo. O pivô vestiu a camisa do Boston Celtics na temporada 2012-2013 e depois atuou por ligas menores dos EUA antes de assinar com o Paulistano, em 2014. No início de 2017, após defender o Brasília, o jogador foi encontrado morto em seu apartamento e teve a carreira abreviada precocemente.

Gringos

Apenas dois jogadores estrangeiros passaram pelo NBB depois de terem jogado na NBA. Com passagens por Timberwolves e Kings no início da carreira, Rashad McCants defendeu o time de Uberlândia na temporada 2014-2015. O também norte-americano Bernard Robinson vestiu as camisas de Charlotte Bobcats e New Jersey Nets antes de atuar na liga brasileira. Primeiro no Minas (2010-2011) e depois no Basquete Cearense (2012-2013). Em ambos os casos, no entanto, a transferência não foi direta da NBA para o NBB.

LEIA MAIS
As cinco maiores rivalidades entre equipes da NBA