Home Futebol Juventus esteve envolvida em escândalo de corrupção e foi rebaixada no Campeonato Italiano; relembre

Juventus esteve envolvida em escândalo de corrupção e foi rebaixada no Campeonato Italiano; relembre

Velha Senhora ostenta uma série de oito títulos seguidos após episódio de escândalo

Cido Vieira
Jornalista graduado no Centro Universitário Uninter. Trabalho no Torcedores.com desde 2017, desempenhando a função de redator. Sou setorista do futebol pernambucano em rádios locais e um verdadeiro apaixonado pelo esporte bretão.

Dona de uma tradição notória no futebol mundial, ostentando títulos e feitos emblemáticos, a Juventus já protagonizou um esquema de corrupção que manchou a sua imagem no início dos anos 2000. Condenado por “fraude esportiva” e “lesão à ética esportiva”, o time bianconero acabou sendo rebaixado para a Série B do Italiano com outros clubes acusados pelo mesmo motivo, e ainda perdeu “scudettos” – conquistados nas temporadas 2004/2005 e 2005/2006 – época esta da polêmica.

PUBLICIDADE

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes

O estopim para o início das investigações se deu após um esquema de resultados via arbitragem vir à tona – algo bem semelhante com o episódio ocorrido no Campeonato Brasileiro em 2005. Inicialmente, a promotoria da Liga Italiana de Futebol havia pedido o descenso da Velha Senhora para a Série C. Mas ficou definido que o clube de Turim seria despromovido para a segunda divisão nacional, iniciando a competição com 30 pontos a menos.

PUBLICIDADE

O descenso foi o primeiro na vasta e tradicional história do clube bianconero. Além da Juve, Lazio e Fiorentina foram despromovidos para a divisão de acesso. O Milan, por sua vez, perdeu 44 tempos na temporada, mas não caiu para a Série B. O clube rossonero foi proibido de disputar a Champions seguinte e começou o Campeonato Italiano da temporada 2006/2007 com menos 15 pontos.

PRINCIPAL ALVO

A Juventus era o time que tinha uma situação mais complicada nas investigações, isto porque, o diretor-geral do clube, Luciano Moggi, foi tido como o principal pivô do esquema. Na ação ele foi suspenso do futebol por cinco anos, e ainda teve que pagar uma multa de 50 mil euros.

A denúncia ocorreu em maio de 2006, às vésperas da Copa do Mundo, quando Moggi foi flagrado em várias gravações telefônicas com dirigentes da Federação Italiana de Futebol para a escolha de árbitros em jogos da Juventus.

PUBLICIDADE

A descoberta do esquema impactou outros dirigentes não só da Velha Senhora, como de outras equipes tradicionais da Velha Bota.

Apesar da rígida punição, a Juventus conseguiu contornar o cenário, e sobrou na Série B do Campeonato Italiano, tendo computado 28 vitórias, 10 empates e apenas quatro derrotas, terminando como campeã.

LEIA MAIS: