Home Futebol Klopp no Liverpool: relembre os momentos da chegada do treinador até o título da Premier League

Klopp no Liverpool: relembre os momentos da chegada do treinador até o título da Premier League

O sucesso no Borussia Dortmund alcançou um novo patamar ao virar o responsável pelo domínio do Liverpool na Europa nas duas últimas temporadas

Luis Feitosa
Jornalista graduado e amante de futebol e futebol americano

O Liverpool consagrou o tão aguardado título da Premier League e quebrou o jejum de 30 anos sem conquistar um título. Muito de todo o prestígio dos últimos anos da equipe é entregue ao treinador Jurgen Klopp que em 5 anos de Reds mudou completamente o status do time vermelho.

PUBLICIDADE

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes

[DUGOUT dugout_id=eyJrZXkiOiJTTnRTZjBoWCIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==]

Klopp assumiu o Liverpool para o início da temporada 2015/16 depois de seis temporadas muito boas no Borussia Dortmund. O objetivo do treinador no novo país era ser o homem que conduziria um projeto de trazer novamente o protagonismo da equipe a nível nacional e internacional. Com isso, muitas mudanças foram sendo realizadas ao longo de todas as temporadas. Grandes nomes foram negociados, jogadores em ascensão e outros desconhecidos ganharam oportunidades e uma mudança de postura foi implementada.

PUBLICIDADE

O Liverpool que não conseguia conquistar títulos nas últimas temporadas passou a ser um time que machucava o adversário e pressiona os 90 minutos sendo em busca de mais gols. E assim foi sendo formado os Reds que conhecemos hoje com a cara de Jurgen Klopp.

2015/16

No primeiro ano, as primeiras mudanças eram colocadas em prática. A saída de novos conhecidos e outros pouco utilizados como Sterling, Balotelli e Borini deram espaço para Firmino, Milner e Benteke. A primeira temporada serviu como um teste para identificar o que encaixaria na ideia do treinador e aqueles que poderiam ser úteis, mas que posteriormente não retornariam para o time.

Os primeiros resultados do Liverpool já eram possíveis de ver. Um time rápido, com um homem-gol nato e três jogadores no meio com a cabeça pensante sendo Philippe Coutinho. Vale destacar que o camisa 10 que havia chegando há três temporadas já era um bom jogador, mas viu seu potencial crescer ainda mais com tudo o que o treinador alemão tinha para ensinar. Ao final da temporada, os Reds de Klopp terminaram o ano sendo vice-campeões da Europa League, finalista da Copa da Liga e oitavo lugar na Premier League.

2016/17

Na temporada seguinte, as mudanças continuaram seguindo com as chegadas sendo cada vez menores enquanto as saídas só se multiplicaram. A linha traçada por Klopp era muito simples: os jogadores que não era utilizados ganhariam um outro destino. Foi assim que uma lista com 20 nomes deixaram o Liverpool para mais um empréstimo ou para a saída definitiva. Se uns saem, outros chegam a nomes como Wijnaldum e Mané foram contratados e Alexander-Arnold subiu para o time profissional.

PUBLICIDADE

Sem nenhuma competição europeia para jogar, o objetivo era melhorar o desempenho na Inglaterra e voltar a incomodar os rivais. Em 47 jogos na temporada, o Liverpool venceu 27, empatou 11 e perdeu apenas nove. Com um ataque em formação, os Reds já tinham um time bom, mas que poderia ser ainda melhor. Além disso, o time vermelho terminou a temporada em quarto lugar na Premier League, semifinalista da Copa da Liga e eliminado novamente na quarta fase da Copa da Inglaterra.

2017/18

O Liverpool começava a ganhar a cara de Klopp e as contratações importantes ganhavam ainda mais valor enquanto as saídas continuam aos montes. Com a saída de Coutinho para o Barcelona, os Reds ganharam um conforto financeiro ainda maior e que permitia ousar em contratações mais caras. Com apenas quatro nomes – Van Dijk, Salah, Robertson e Chamberlain, a diretoria contratou 175 milhões de euros com um leve excedente do que foi recebido pela venda do camisa 10.

De volta à Champions League, o Liverpool não decepcionou em absolutamente nada. Apesar da queda com falhas na grande decisão contra o Real Madrid, os Reds apresentaram um grande desempenho que já com um time praticamente completo. Apesar dos desempenhos ainda irregulares nacionalmente que resultou em nenhuma final de copas e o quarto lugar na Premier League, Klopp já tinha tudo o que queria na palma de suas mãos.

2018/19

Depois de bater na trave, amargar eliminações e não conquistar nada, o Liverpool só foi confirmar o primeiro troféu na era Klopp no quarto ano. Com a chegada de Alisson, Keita e Fabinho, o time do treinador estava completo. A ascensão de jovens e a consolidação de nomes pouco conhecidos resultaram na consagração do treinador alemão com um time rápido, imparável e pronto para qualquer disputa.

PUBLICIDADE

Foram 53 jogos com 38 vitórias, 8 empates e apenas 7 derrotas. Além do título da Champions League, o Liverpool ficou um ponto atrás do Manchester City na Premier League após uma briga insana que só foi decidida na última rodada com os rivais somando 98 e os Reds ficando com 97. Bem sucedido em duas competições, o Liverpool ainda não conseguia a consagração nas copas nacionais.

2019/20

Nesta temporada, a saga das copas nacionais seguiu com as eliminações. No entanto, a fantástica campanha na Premier League conseguiu suprir todas as outras eliminações. Focados em conquistar o título que não vinha há 30 anos e manter a conquista na Champions League, Klopp conseguiu cumprir com maestria a Premier League, mas acabou sendo eliminado nas oitavas da competição europeia para o Atlético de Madrid.

LEIA MAIS:

PUBLICIDADE

Fabinho brilha, Liverpool atropela o Crystal Palace e encaminha título da Premier League

Liverpool tem interesse no meia Thiago Alcântara, do Bayern

Berbatov: “A temporada de Guardiola na Premier League foi um fracasso”