Home Futebol Made in África: quem são os maiores africanos que passaram pela Premier League?

Made in África: quem são os maiores africanos que passaram pela Premier League?

Mohamed Salah é o principal jogador africano na Premier League

Por Wilson Pimentel em 28/06/2020 08:02 - Atualizado há 3 meses

Mohamed Salah é o principal jogador africano em atividade na Premier League
Divulgação /Liverpool

O povo africano tem uma paixão centenária pelo futebol, porém, o ingresso de jogadores do continente nas principais ligas do mundo é recente. Os atletas, antes de mais nada, sempre foram habilidosos, velozes e com um preparo físico foram do comum. Eles, no entanto, necessitavam de conhecimentos táticos e técnicos para desenvolver ainda mais suas qualidades.

Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!

Siga o Torcedores também no Instagram

Com a participação destacada das seleções africanas na Copa do Mundo, Copa das Confederações e Olimpíada, os jogadores atingiram outro patamar no cenário internacional. Dessa forma, começaram a ser mais bem avaliados por observadores dos principais clubes europeus. Atualmente, existem atletas em atividade na Espanha, França, Inglaterra, Itália e Portugal.

À princípio, um fator que foi importante para o desenvolvimento e o crescimento do futebol africano foi a abertura das portas da Premier Legue. Os craques africanos, antes de mais nada, têm sido cada vez mais fundamentais para os principais clubes da Inglaterra. Afinal, o camaronês Joel Matip, o senegalês Sadio Mané e o egípcio Mohamed Salah foram os grandes astros do Liverpool na conquista da Liga Inglesa na temporada 2020/2021.

Por isso, o Torcedores.com elaborou uma lista com 16 jogadores que tiveram o privilégio de vencer a concorrida Premier League. Entre eles, o levantamento apresenta jogadores da África do Sul, Argélia, Camarões, Costa do Marfim, Egito, Gana, Mali, Nigéria, Senegal e Zimbábue. Confira a lista!

Bruce Grobbelaar

País: Zimbábue

Posição: Goleiro

Clube: Liverpool

Jogos: 621

Foi titular do Liverpool na reta final da dinastia vermelha nos anos 80. Atuou no clube de 1981 a 1994. Ele, nesse ínterim, venceu seis vezes o Campeonato Inglês. Por isso, Grobbelaar é considerado um dos maiores goleiros que atuou na Inglaterra. Além disso, foi o primeiro jogador africano a vencer um título na Terra da Rainha.

Celestine Babayaro

País: Nigéria

Posição: Lateral-esquerdo

Clube: Chelsea e Newcastle

Jogos: 203

Gols: 9

Foi um lateral implacável na marcação e eficiente nas subidas ao ataque dando ao Chelsea mais opções de jogadas tanto pela direita quanto pela esquerda. O nigeriano, antes de mais nada, foi um dos primeiras africanos a ingressar na milionária liga inglesa. Ele, inclusive, venceu duas vezes a Premier League pelo clube londrino.

Didier Drogba

País: Costa do Marfim

Posição: Atacante

Clube: Chelsea

Jogos: 381

Gols: 164

Foi o maior astro da era de ouro do Chelsea. O atacante, antes de mais nada, disputou oito temporadas pelo clube londrino. Ele, nesse ínterim, conquistou quatro vezes a Premier League. Por isso, Drogba é considerado um dos maiores africanos a passar pelo futebol inglês.

Jeffrey Schlupp

País: Gana

Posição: Lateral-esquerdo

Clubes: Leicester City e Crystal Palace

Jogos: 253

Gols: 28

O lateral-esquerdo, que também atua como meia, foi um dos destaques na surpreendente campanha que conduziu o Leicester City ao título da Premier League na temporada 2015/2016. Por outro lado, a conquista não alavancou a sua carreira. Atualmente é jogador do Crystal Palace.

Joël Matip

País: Camarões

Posição: Zagueiro

Clube: Liverpool

Jogos: 111

Gols: 5

Uma das principais características do defensor é o jogo aéreo. Matip, que tem 1,93m de altura, é o jogador mais alto do elenco do Liverpool. O camaronês foi peça importante no time comandado por Jürgen Klopp na conquista da Premier League nesta temporada.

Kolo Touré

País: Costa do Marfim

Posição: Zagueiro

Clubes: Arsenal, Liverpool e Manchester City

Jogos: 428

Gols: 18

O defensor se destacava pela velocidade, boa estatura, bom impulso e chute forte de fora da área. Ele, inclusive, fez parte do grupo de jogadores africanos “adotados” por Arséne Wenger. Além disso, venceu a Premier League nas temporadas 2003/2004 e 2011/2012.

Lauren

País: Camarões

Posição: Lateral-direito

Clubes Arsenal e Portsmouth

Jogos: 271

Gols: 10

O camaronês, antes de mais nada, venceu duas vezes a Premier League. Ao lado dos craques Dennis Bergkamp e Thierry Henry, integrou o melhor time do Arsenal de todos os tempos. Por isso, Lauren é considerado um dos maiores defensores que já vestiu a camisa dos Gunners.

Michael Essien

País: Gana

Posição: Volante

Clube: Chelsea

Jogos: 256

Gols: 25

É considerado, antes de mais nada, um dos volantes mais consistentes da história do futebol inglês. Foi um clássico “box-to-box”. Tinha bom poder de marcação, chegava na área para finalizar e tinha o chute de longa distância como marca registrada. Foi bicampeão da Premier League pelo Chelsea.

Mohamed Salah

País: Egito

Posição: Atacante

Clube: Liverpool

Jogos: 145

Gols: 92

Na primeira temporada pelo Liverpool, ele marcou 44 gols em 52 partidas. Além disso, foi o artilheiro e o melhor jogador da Premier League. Nesta temporada, foi o maior astro dos Red na conquista do Campeonato Inglês. Por isso, o “Rei Egípcio” é considerado o maior jogador africano na atualidade.

Nwankwo Kanu

País: Nigéria

Posição: Atacante

Clubes: Arsenal, West Bromwich e Portsmouth

Jogos: 420

Gols: 81

É considerado um dos maiores atacantes da história do futebol nigeriano. Ele, antes de mais nada, se destacava pela velocidade, drible curto e boas finalizações. Era o 12º jogador de Arséne Wenger no melhor time do Arsenal da história. Com isso, Kanu venceu duas vezes a Premier League.

Obi Mikel

País: Nigéria

Posição: Volante

Clube: Chelsea e Middlesbrough

Jogos: 390

Gols: 7

O nigeriano se destaca pelos bons passes de longa distância, enfiadas de bola e os chutes de fora da área. Ele, inclusive, foi o “cão de guarda” de José Mourinho no Chelsea de 2006 e 2016. Mikel, nesse ínterim, venceu quatro vezes a Premier League.

Quinton Fortune

País: África do Sul

Posição: Meia

Clubes: Manchester United, Tottenham e Bolton Wanderers

Jogos: 133

Gols: 10

É considerado uma lenda do futebol sul-africanao. O ex-camisa 7 atuou no futebol inglês de 1999 a 2006. Ele, inclusive, foi contratado com status de craque pelo Manchester United. Fortune, porém, não conseguiu decolar sob o comando de Sir Alex Ferguson. Por outro lado, venceu em três oportunidades a Premier League. Além disso, foi o primeiro jogador africano a levantar vencer a liga após a Inglaterra se tornar no maior centro do futebol no mundo.

Riyad Mahrez

País: Argélia

Posição: Atacante

Clube: Leicester City e Manchester United

Jogos: 263

Gols: 25

O argelino foi protagonista da maior transferência de um jogador africano. Ele foi vendido pelo Leicester City ao Manchester City, por 68 milhões de euros (R$ 416,4 milhões). Além disso, venceu a Premier League por duas equipas diferentes. É considerado um dos melhores jogadores africanos em atividade no futebol inglês.

Sadio Mané

País: Senegal

Posição: Atacante

Clube: Southampton e Liverpool

Jogos: 238

Gols: 104

O senegalês é um dos melhores atacantes da Premier League. O astro africano foi peça importante do Liverpool na conquista da Premier League na temporada 2019/2020. Por isso, Mané entrou no radar de poderosas equipes da Europa como Juventus, Paris Saint-Germain e Real Madrid.

Salomon Kalou

País: Costa do Marfim

Posição: Atacante

Clube: Chelsea

Jogos: 254

Gols: 61

Após fracassar na tentativa de contratar Arjen Robben e Yaya Touré, o atacante é a bola da vez no Botafogo. Atualmente é jogador do Hertha Berlin, da Alemanha. Antes, porém, Kalou teve passagem destacada pelo Chelsea. Comandado por José Mourinho, venceu uma vez a Premier League.

Yaya Touré

País: Costa do Marfim

Posição: Meia

Clube: Manchester City

Jogos: 316

Gols: 82

É simplesmente um dos maiores jogadores da história da Premier League. Ele se destacava pela força, visão de jogo e a técnica refinada. Yaya, como se diz na gíria do futebol, jogava de terno. Ele foi titularíssimo do Manchester City de 2010 a 2018. Yaya Touré, nesse ínterim, venceu três vezes o Campeonato Inglês.

LEIA MAIS:

Exit mobile version