Home Futebol Lendas, consagrados e desconhecidos: você sabia que 50 brasileiros venceram a Copa da Itália?

Lendas, consagrados e desconhecidos: você sabia que 50 brasileiros venceram a Copa da Itália?

Toninho Cerezo é o brasileiro que mais vezes venceu a Copa da Itália

Wilson Pimentel
Jornalista esportivo desde 1998. Cobriu os principais eventos esportivos da última década. Passou pelas redações do SBT, Record TV, CNT, Esporte Interativo, Rádio Tupi, Rádio Brasil e Rádio Manchete. É correspondente de veículos de comunicação da Colômbia, Croácia, Paraguai e Portugal. Está no Torcedores.com desde 2019.

Taffarel; Daniel Alves, Aldair, Lúcio e Júnior; Falcão, Cerezo, Leonardo e Rivaldo; Adriano e Casagrande. Essa escalação está longe de ser a Seleção Brasileira de todos os tempos, mas seria um belíssimo time com jogadores nascidos no Brasil que tiveram o privilégio de vencer a Copa da Itália.

PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!

Siga o Torcedores também no Instagram

São 50 brasileiros distribuídos por Fiorentina, Internazionale, Juventus, Lazio, Milan, Napoli, Parma, Roma, Sampdoria e Torino. Em 99 anos de história, somente cinco times venceram a Copa da Itália sem a presença de jogadores brasileiros: Piacenza, Bologna, Venezia, Genoa e Vado.

Com 13 títulos conquistados, a Juventus é a maior detentora de títulos da Copa da Itália. O clube, nesse ínterim, contou com a ajuda de oito brasileiros para construir essa hegemonia: os goleiros Neto e Rubinho, os laterais Daniel Alves, Alex Sandro e Paulinho, o meia Hernanes, além dos atacantes Chinesinho e Douglas Costa.

PUBLICIDADE

Por outro lado, Toninho Cerezo é o brasileiro que mais vezes conquistou a Copa da Itália. O craque venceu o torneio em quatro oportunidades sendo duas vezes pela Roma e Sampdoria. Por isso, o ex-meia brasileiro tem o status de lenda para os torcedores italianos. Logo depois, aparecem o goleiro Taffarel (2), o meia Hernanes (2) e o lateral-direito Zé Maria (2).

Com isso, o Torcedores.com pegou uma carona no caneco levantado pelo Napoli, que venceu a Juventus nos pênaltis, para listar alguns brasileiros que venceram a Copa da Itália. Afinal, o volante Allan, cria das divisões de base do Vasco, é 50º jogador nascido no Brasil a ter o privilégio de levar para casa o tradicional torneio. Confira o levantamento!

Taffarel

Reconhecidamente um dos maiores goleiros do futebol mundial, Taffarel venceu a Copa do Mundo de 1994 pela Seleção Brasileira. O Homem das Mãos Santas marcou época no futebol italiano. O tetracampeão, inclusive, teve duas passagens pelo Parma: 1990 a 1993 e 2001 a 2003. Ele, nesse ínterim, levantou duas vezes o caneco da Copa da Itália 1991/1992 e 2001/2002.

Daniel Alves

É o jogador com mais títulos oficiais na história do futebol: são 40 taças no total. Ele, inclusive, está à frente de astros como Ryan Giggs, Andrés Iniesta e Gerard Piqué. O camisa 10 do São Paulo atuou por uma temporada no futebol italiano. Com a camisa da Juventus, Daniel Alves venceu a Copa da Itália 2016/2017.

PUBLICIDADE

Juan

Considerado um dos maiores ídolos da história do Flamengo, Juan, antes de mais nada, teve passagem marcante pela Roma onde atuou por cinco temporadas. Ao lado de Doni, Júlio Sérgio, Cicinho e Rodrigo Taddei, o ex-zagueiro venceu a Copa da Itália 2007/2008. Atualmente, Juan faz estágio no Flamengo para se tornar diretor do clube no futuro.

Henrique

Revelado pelo Coritiba, Henrique teve uma curta passagem pelo futebol italiano. Porém, o jogador teve tempo suficiente para conquistar a Copa da Itália na temporada 2014/2015. Logo após deixar o Napoli, o zagueiro atuou por Fluminense e Corinthians. Posteriormente foi negociado pelo clube paulista com o Al-Ittihad, da Arábia Saudita.

Júnior

Campeão do Mundo com a Seleção Brasileira em 2002, o lateral esquerdo atuou por quatro temporadas no futebol italiano. Ele vestiu a camisa do Parma de 2000 a 2004. Ele, nesse ínterim, conquistou a Copa da Itália 2001/2002 atuando ao lado do goleiro Taffarel e do meia Alex.

Lucas Leiva

Cria das divisões de base do Grêmio, o volante é um dos principais brasileiros em atividade na Série A do Campeonato Italiano. Há três temporadas na Lazio, Lucas Leiva venceu a Copa da Itália 2018/2019. Ele, inclusive, foi eleito por jornalistas de todo o país como o melhor jogador da final naquele ano.

PUBLICIDADE

Phillipe Coutinho

Revelado pelo Vasco, Coutinho foi vendido para a Internazionale em 2010. Logo na primeira temporada pelo clube, ele venceu a Copa da Itália na temporada 2010/2011. Esse, inclusive, foi a primeira das sete taças que o brasileiro conquistou desde que foi atuar na Europa. Recentemente, o camisa 10 faturou o título do Campeonato Alemão pelo Bayern de Munique.

Ederson

Em 2018, o ex-meia do Flamengo pendurou as chuteiras de forma precoce após sequência de lesões no joelho direito. Porém, Ederson teve passagem destacada pelo futebol italiano antes de regressar ao Brasil. Foram três temporadas atuando pela Lazio. Ele, nesse ínterim, venceu a Copa da Itália 2012/2013.

Amarildo

Amarildo Tavares Silveira, o Possesso, era um ponta-esquerda de muita habilidade e artilheiro. Após ser conquistar a Copa do Mundo de 1962 com a Seleção Brasileira, ele embarcou para a Itália onde se tornou ídolo no Milan e Fiorentina. Na temporada 1967/1968, ele ajudou o clube Rossoneri a vencer a Copa da Itália.

Dino da Costa

PUBLICIDADE

Revelado pelo Botafogo, o ítalo-brasileiro é considerado uma lenda para os torcedores italianos. O atacante atuou por Ascoli, Atalanta, Fiorentina, Hellas Verona e Roma. Ele, nesse ínterim, jogou na Itália de 1959 a 1968. Dino da Costa venceu a Copa da Itália na temporada 1960/1961 com a camisa da Fiorentina.

Humberto Tozzi

Revelado pelo São Cristóvão (RJ), o lendário jogador teve passagens destacadas por Palmeiras Fluminense e Portuguesa. Ele, nesse ínterim, defendeu a Lazio em duas oportunidades: 1955 a 1956 e 1959 a 1960. De acordo com a imprensa italiana, ele foi fundamental na conquista da Copa da Itália na temporada 1957/1958. Tozzi, inclusive, foi o primeiro brasileiro a vencer o tradicional torneio.

LEIA MAIS: