Home Futebol Pacaembu #80: veja 5 curiosidades do Paulo Machado de Carvalho

Pacaembu #80: veja 5 curiosidades do Paulo Machado de Carvalho

Casa de equipes paulistas, da seleção brasileira e de clubes cariocas, Pacaembu é um dos estádios mais históricos do Brasil ao longo de 80 anos

Luis Feitosa
Jornalista graduado e amante de futebol e futebol americano

O Pacaembu está no coração de todo torcedor dos grandes de São Paulo por ser uma segunda casa para palmeirenses, corintianos, são paulinos e santistas. Em mais de 80 anos de história, o Paulo Machado de Carvalho já vivenciou muitas comemorações, alegrias e algumas curiosidades que fazem do estádio ser um dos maiores do Estado.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes

[DUGOUT dugout_id=eyJrZXkiOiJITGphVlBoSiIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==]

Copa do Mundo e Jogos Pan-Americanos

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O Pacaembu foi fundado em 1940 e recebeu alguns jogos da Copa do Mundo de 1950 no Brasil e dos Jogos Pan-Americanos de 1963. Ao todo foram seis jogos do Mundial e as cerimônias de abertura e encerramento e da final do futebol da competição pan-americana.

Maior público da história

Em 80 anos de história, o Pacaembu já recebeu muitos jogos de grande lotação. No entanto, a partida que ficou marcada no estádio como a maior da história em público foi no empate de 3 a 3 entre Corinthians e São Paulo em 25 de maior de 1942. Foram 72.018 pessoas em uma época que o estádio tinha uma capacidade de público muito maior do que atualmente. Com as medidas de segurança no estádio, a prefeitura e o Governo de São Paulo reduziram a capacidade do Paulo Machado de Carvalho para 37.730 pessoas.

PUBLICIDADE

Casa de títulos

PUBLICIDADE

Apesar de ser o time que mais jogou no Pacaembu, o Corinthians não é o maior campeão da história do estádio. O rival Palmeiras foi quem mais levantou troféus com 26 conquistas contra 9 alvinegras. A década de 1940 do Verdão foi marcada por vários títulos do Paulistão e deu uma larga vantagem para o clube.

12 a 1

A maior goleada da história do Pacaembu é do São Paulo. Em 1945, o Tricolor goleou impiedosamente o Jabaquara, de Santos, pelo Campeonato Paulista por 12 a 1. Ao final daquela edição, o time que ainda não tinha o Morumbi como sua casa comemorava o seu terceiro título estadual.

Nome diferente

PUBLICIDADE

Inicialmente, o Paulo Machado de Carvalho não tinha esse nome. O estádio foi fundado como Estádio Municipal do Pacaembu, mas recebeu o novo nome como uma homenagem ao “Marechal da Vitória” apenas em 1961. Paulo Machado de Carvalho foi um advogado e empresário e ficou conhecido no mundo do futebol por ser o chefe da delegação da seleção brasileira nas Copas do Mundo de 1958 e 1962 e por ter sido duas vezes presidente do São Paulo entre 02/40 a 11/40 e 12/46 a 09/47.

LEIA MAIS:

Só pintura! Veja 5 golaços que aconteceram no Pacaembu

PUBLICIDADE

Segunda casa? Relembre o retrospecto do São Paulo no Pacaembu

“Porcoembu”: confira o retrospecto do Palmeiras atuando no Pacaembu

Better Collective