Home Futebol Passagem marcante: relembre os números de Lucão pelo São Paulo

Passagem marcante: relembre os números de Lucão pelo São Paulo

Criado na base do Tricolor, Lucão era esperança para o futuro, mas não alavancou na carreira e teve que conviver com críticas da torcida

Luis Feitosa
Jornalista graduado e amante de futebol e futebol americano

A passagem de Lucão pelo São Paulo foi marcante por vários sentidos negativos. O zagueiro que surgiu como um talento na base são-paulina chegou aos profissionais em 2015 e era cotado para ser um dos grandes nomes jovens da geração do clube. No entanto, as seguidas falhas em campo causaram uma revolta da torcida que fez o jogador ter cada vez menos minutos até a saída em 2019.

PUBLICIDADE

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes

[DUGOUT dugout_id=eyJrZXkiOiIxUG1ZMjNEQiIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==]

Lucão chegou na base do São Paulo em 2011 com 15 anos e aos poucos foi desenvolvendo até que em 2013 ganhou a primeira oportunidade como profissional. Contra o Bayern de Munique pela Audi Cup, o zagueiro estreou como titular e conseguiu ter uma boa atuação na derrota do Tricolor por 2 a 0. A primeira impressão agradou Paulo Autuori e Rogério Micale que elogiaram o zagueiro e deram mais espaço para que o jovem de apenas 17 anos começasse a construir sua carreira no clube e na seleção brasileira.

PUBLICIDADE

Entre atuações na base e convocações ao time principal, o zagueiro era sempre muito elogiado e querido por companheiros e treinadores. Com uma boa estatura, força física e possibilidade de iniciar jogadas, Lucão era considerado um zagueiro jovem e moderno, algo que o futebol tanto cobra de seus jogadores. Com as poucas oportunidades, o camisa 34 ganhou a primeira boa sequência em 2015 quando atuou em 47 partidas sendo 25 do Brasileirão, 5 da Libertadores, 5 da Copa do Brasil e 12 do Paulistão. No entanto, os primeiros erros começaram a aparecer e a paciência da torcida não foi grande com o jogador.

Considerado como jogador de personalidade forte, Lucão seguiu trabalhando, mas alternava mais momentos baixos do que altos. Com seguidas trocas de técnicos e muita pressão da torcida em busca de títulos, o zagueiro não conseguia corresponder em campo e ouvia críticas pesadas das arquibancadas. Mesmo com as chances e um recomeço com Rogério Ceni em 2017, o jogador viu seu ciclo acabar no clube após a falha crucial contra Atlético-MG. O gol da vitória dos mineiros foi em uma falha do zagueiro que após o jogo deu uma declaração marcante sinalizando sua saída “para a alegria dos torcedores”.

Contra o Atlético-MG, Lucão fez sua última partida e encerrou sua passagem pelo São Paulo com 85 jogos e 2 gols marcados como profissional.

Empréstimo e quase ida para o rival

Sem clima para continuar no Morumbi, Lucão aceitou um empréstimo para o Estoril de Portugal onde ficou por uma temporada e atuou apenas 8 vezes. Na volta ao Brasil, o jogador seguia no Tricolor, mas não entrou mais em campo até o final do contrato. Restando pouco menos de seis meses, o jogador chegou a estar acertado, mas uma diferença entre as pedidas dos clubes dificultou a conclusão do negócio que resultou na desistência alvinegra. Com o contrato encerrado em junho, o zagueiro acabou fechando com o Goiás, seu atual clube.

PUBLICIDADE

LEIA MAIS:

Lucão entra na Justiça contra o São Paulo e pede indenização por danos morais; zagueiro exige R$ 5 milhões

Julio Casares afirma que convidará Muricy Ramalho para integrar diretoria do São Paulo caso vença eleição: “Sonho que eu tenho”

PUBLICIDADE

Setor popular, projeto com ídolos e modernização do sócio torcedor: Julio Casares fala de planos para aproximar São Paulo da torcida