Home Esportes de Ação Três acessórios para pedalar com mais segurança

Três acessórios para pedalar com mais segurança

Pedalar é uma prática que cada vez mais se torna popular e difusa entre os brasileiros. Seja como lazer nos finais de semana, como esporte ou mesmo como veículo de locomoção no cotidiano, as bicicletas estão ganhando (frequentemente de maneira desafiadora e corajosa) espaço em todos os lugares. Porém, o desafio agora é encontrar soluções para pedalar com mais segurança e preservar a vida dessas pessoas.

Mayk Santos Souza
Colaborador do Torcedores.com.

Especialmente em grandes cidades, como São Paulo e Rio de Janeiro, está se tornando comum encontrar ciclistas em meio a uma torrencial quantidade de veículos automotores.

PUBLICIDADE

A vida em companhia de uma bike é saudável. Mas é preciso ficar atento à segurança. Por isso mesmo, existem uma série de itens e acessórios disponíveis para que os adeptos do ciclismo desfrutem de pedalar com mais comodidade e preparados para eventuais imprevistos.

Aprenda como pedalar com mais segurança

A seguir, você irá conhecer alguns desses acessórios que são essenciais para quem deseja colocar a sua bike na rua e pedalar tranquilamente. Confira!

PUBLICIDADE

1 – Capacete

O capacete é o item de segurança essencial para todos os tipos de ciclistas – dos mais amadores aos profissionais, dos que utilizam a bicicleta eventualmente aos que utilizam cotidianamente. Isso porque na maioria dos acidentes que podem acontecer em cima de uma bicicleta, a chance do ciclista cair com a cabeça em direção ao solo é muito grande, podendo causar danos severos.

O capacete reduz as chances de lesões causadas por pancadas e, mesmo, de sequelas em situações mais graves. Ao adquirir um capacete, certifique-se de que ele possua o selo de certificação do Inmetro, que garante que o acessório está de acordo com as exigências nacionais de segurança.

Experimente sempre que possível o produto antes de comprar. Ele deve se encaixar na cabeça sem apertar ou ficar largo, “sobrando”.

2 – Sapatilha de ciclismo

As sapatilha de ciclismo costumam ser utilizadas por atletas que precisam de performance, como os mountain bikers, triatletas e ciclistas de estrada, que correm em grande velocidade. No entanto, ela também pode ser usada em situações mais cotidianas e por ciclistas de outros perfis.

PUBLICIDADE

As sapatilhas proporcionam uma melhora na pedalada, especialmente por possibilitar a aplicação de mais força nos pedais de maneira segura, fazendo com que manobras mais bruscas e pedaladas em alta velocidade sejam mais tranquilas.

Ao comprar uma sapatilha, certifique-se de que ela seja do tamanho do seu pé, com uma ligeira folga na ponta para evitar bolhas e pressão sobre os dedos.

3 – Refletores e faróis

Faróis e refletores estão para bicicleta assim como capacete está para o ciclista. Em outras palavras, quando o assunto é segurança sobre duas rodas, eles são itens essenciais. Os refletores ajudam na visibilidade, garantindo que você seja visto por outros motoristas, sendo especialmente importante no ciclismo urbano das grandes cidades.

Os refletores traseiros e dianteiros são indicados para todos os perfis de bikers, seja para pedaladas durante o dia ou à noite. Já os faróis são utilizados principalmente pelos adeptos das pedaladas noturnas.

PUBLICIDADE

Depois de aprender como pedalar com mais segurança, aproveite e leia também aqui quais são as lesões mais comuns do futebol?