Home Futebol Por onde anda Freddy Adu, jogador que foi comparado a Pelé, passou pelo Bahia e sumiu?

Por onde anda Freddy Adu, jogador que foi comparado a Pelé, passou pelo Bahia e sumiu?

“Novo Pelé” tem 31 anos e está sem contrato; saiba o que ele faz atualmente

Matheus Camargo
Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), colaborador do Torcedores.com desde 2016. Radialista na Paiquerê 91,7.

Muitos fãs de futebol conhecem dezenas de jogadores norte-americanos, mas aqueles que pouco acompanham o esporte devem se lembrar de apenas um jogador dos Estados Unidos, especialmente pelo barulho que fez ao estrear com apenas 14 anos pelo DC United, da MLS, em 2004.

PUBLICIDADE

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes
https://www.facebook.com/TorcedoresOficial

Freddy Adu fez história ao se apresentar como “Novo Pelé” e ao brilhar no clube de Washington até 2006. Foram três temporadas, 99 jogos e 12 gols marcados. Propaganda da Pepsi com o próprio Pelé e contrato assinado com a Nike. Em 2007 se transferiu para o Real Salt Lake antes de mudar de ares.

PUBLICIDADE

[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJ4ZlAxQWU5WSIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]

Foi em julho do mesmo ano, porém, que Adu deu o grande salto da carreira e muitos esperaram que o estouro mundial se concretizasse.

O Benfica, gigante português, contratou o jogador por 2 milhões de euros (na época cerca de R$ 6 milhões) e o levou a Lisboa para que estreasse na temporada seguinte.

Para quem pensa que Adu não se deu bem logo de cara, os números mostram o contrário. O jogador disputou 21 jogos em sua temporada de estreia e marcou cinco gols pelo gigante português.

PUBLICIDADE

O atleta tinha apenas 18 anos e gerou muita expectativa logo de cara, o que pode ter levado o Benfica a ter menos paciência que o necessário para um jogador de tão pouca idade.

Na temporada seguinte Adu começou a rodar em empréstimos que pouco contribuíram para sua carreira. Foram quatro clubes europeus até 2011, quando seu contrato chegou ao fim em Portugal. O atleta passou por Monaco, Belenenses, Aris Salonica-GRE e Caykur Rizespor-TUR.

O atleta então foi contratado pelo Philadelphia Union e voltou à MLS. Em 2012 teve boa participação e disputou 28 jogos com dois gols marcados. No ano seguinte deu o passo mais aleatório de sua carreira e desembarcou no Brasil.

O Philadelphia Union e o Bahia acertaram uma troca de Adu por Kléberson, pentacampeão mundial em 2002 e que fazia parte do elenco do Tricolor de Aço.

PUBLICIDADE

Adu então esteve no elenco baiano em 2013, mas decepcionou. Foram seis jogos, nenhum gol e nenhuma admiração por parte dos torcedores.

Deixou o clube no fim do mesmo ano e rodou por clubes da Eslováquia e da Finlândia até derrocar de vez na carreira.

O jogador esteve no Tampa Bay Rowdies, da United Soccer League (USL), segunda liga dos Estados Unidos, e foi mal. Ficou um ano fora dos gramados e voltou ao futebol em 2018, quando defendeu o Las Vegas Lights, também da USL, fez 14 jogos e marcou um gol.

Adu está desde então sem clube e em 2019 aceitou um emprego como treinador do time infantil de Baltimore. Em entrevista recente à ESPN, o jogador revelou que não desistiu da carreira e quer voltar a atuar em alto nível. Atualmente o atleta está com 31 anos.

PUBLICIDADE

Leia mais:
7 jogadores que foram artilheiros de Brasileirão com mais de 35 anos