Por que Ricardo Teixeira foi banido do futebol profissional?
Ex-presidente da CBF foi condenado pela Fifa no fim de novembro de 2019
Ricardo Teixeira, ex-presidente da CBF (Michael Regan/Getty Images)
Você sabia que o ex-presidente da CBF, Ricardo Teixeira, aniversariante deste sábado (20), está banido do futebol? O dirigente foi condenado pela Fifa em novembro de 2019. O Torcedores.com explica o motivo do banimento.
Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram
Ricardo Teixeira foi condenado pelo crime de suborno e, além de ser banido, foi condenado a pagar R$ 4 milhões. Em 2019, o Conselho de Ética da Fifa analisou as atividades de Ricardo Teixeira de 2006 a 2012, investigando um esquema de propina durante esse período e irregularidades nos contratos da CBF, Conmebol e Concacaf com empresas de mídia e direitos de transmissões de TV.
De acordo com a Fifa, o ex-presidente da CBF agiu contrário ao artigo 27 do Código de Ética, que diz respeito a suborno. Por isso a pena máxima foi aplicada, assim como já havia acontecido com Marco Polo Del Nero e José Maria Marín. Ambos também presidiram a Confederação Brasileira de Futebol.
[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiI5d1ZXUDZpcyIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]
Ricardo Teixeira esteve à frente da CBF de 1989 a 2012. Ao todo, foram cinco mandatos consecutivos. Além disso, ocupou cargos nos Comitês Executivos da Conmebol e da Fifa.
LEIA MAIS
MP revoga proibição de patrocínios de empresas de comunicação; veja o que muda
10 promessas de craque nascidos depois de 2000 e que já se destacam,
10 grandes promessas que podem ser destaques na Copa do Mundo de 2022

