Home Automobilismo Portugal poderá voltar ao calendário da F1 após cancelamentos de outros GPs

Portugal poderá voltar ao calendário da F1 após cancelamentos de outros GPs

Pista portuguesa vira opção da F1 depois dos cancelamentos das corridas do Azerbaijão, Cingapura e Japão

Lucas Leite
Colaborador do Torcedores.com.

Na última sexta-feira, após a confirmação dos cancelamentos de três GPs, a organização da Fórmula 1 está em busca de opções para complementar o calendário deste ano. E uma das alternativas apresentadas, é a realização de um grande prêmio em terras portuguesas. Há 24 anos sem receber um GP, Portugal voltaria ao calendário como um complemento das provas europeias.

PUBLICIDADE

Em entrevista à TV SIC, o diretor do autódromo do Algarve, Paulo Pinheiro, confirma seu otimismo para a volta da F1 em Portugal. “Desde o início desse período de Covid-19, nós começamos a tentar marcar a nossa posição com os organizadores do campeonato mundial de Fórmula 1. E neste momento, as coisas avançaram bastante. Acho que estamos em uma posição boa para atingirmos o nosso objetivo que é trazer a F1 para Portugal novamente”.

“O fato de Portugal ter sido menos atingido pelo Covid-19 que outros países da Europa, também é um ponto que joga muito a nosso favor”, afirmou Pinheiro. De acordo com os dados oficiais, Portugal registra mais de 37 mil casos confirmados, além de 1.512 mortes.

PUBLICIDADE

Ímola e uma rodada dupla na China estão no páreo

Além do interesse de Portugal, outros dois circuitos estão na disputa para entrar no calendário do campeonato deste ano. Os circuitos de Ímola e Xangai estariam interessados em sediar uma etapa.

Segundo o jornal italiano, La Gazzetta dello Sport, o circuito de Ímola já recebeu a homologação de autorização da FIA e espera o retorno dos organizadores da F1. A pista recebeu a categoria máxima do automobilismo de 1980 a 2006. E é marcada pela morte do piloto brasileiro Aryton Senna, em 1994. “Com a renovação da homologação, temos condições de sediar um GP de Fórmula 1, seguindo todos os parâmetros exigidos pela FIA”, afirmou o presidente do autódromo, Uberto Selvatico, ao jornal.

A prova da China, que foi cancelada por conta do coronavírus, poderá ser realizada ainda neste ano. O site Motorsport.com, afirma que a organização da F1 está em discussão sobre o assunto. O site também traz uma conversa do diretor da Secretaria de Esportes de Xangai, Xu Bin, que afirmou que a cidade de Xangai terá permissão dependendo da evolução da pandemia.

“A F1 anunciou seu retorno com oito provas na Europa, e sem nenhuma prova na Ásia. A corrida foi adiada para o segundo semestre. Durante a discussão, a FOM perguntou se poderíamos realizar duas provas em Xangai. Ainda não decidimos. Dependerá da situação da pandemia”, disse Xu Bin em uma entrevista a uma rádio local.

PUBLICIDADE

 

Leia Mais

F1: Azerbaijão, Cingapura e Japão tem etapas canceladas

Ferrari e FIA se juntam em programa de inclusão feminina no automobilismo

PUBLICIDADE