Home Futebol Protocolos, testes, cuidados: como Santos irá se organizar para retorno aos treinos

Protocolos, testes, cuidados: como Santos irá se organizar para retorno aos treinos

Governador do Estado de São Paulo, João Dória, liberou volta aos treinos em 1º de julho; Santos cria planejamento

Paulo Foles
Paulo Foles atua como redator do Torcedores.com desde 2018. Neste período, cobriu grandes eventos esportivos, incluindo a Copa do Mundo e Olimpíadas. Com passagem em "Futebol na Veia", "Esporte News Mundo", "The Playoffs" e outros, tem como foco o futebol brasileiro e internacional, além de experiências com NBA e NFL.

Nesta quarta-feira (17), o governador do Estado de São Paulo, João Dória, liberou a volta dos treinos dos clubes paulistas em 1º julho. Tendo isso em vista, como o Santos irá se organizar para o retorno das atividades? Vale ressaltar que o último jogo do Peixe foi em 14 de março, em derrota por 2 a 1 contra o São Paulo, no Morumbi.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes

O Santos já realizou um protocolo de prepração para o retorno das atividades. O objetivo inicial é realizar uma desinfecção no CT antes do regresso dos treinos, com todos os atletas sendo submetidos a exames, além dos testes acerca da COVID-19.

Outro processo que está nos planos do clube, quando os treinos estiverem de volta, é que os jogadores terão que respeitar um distanciamento. Eles não poderão usar o vestiário juntos, terá um kit individual para cada atleta e todo mundo terá que usar máscara. O modelo usado pelo Santos para o retorno das atividades é inspirado em clubes da Europa.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O Dr. Ricardo Galotti, coordenador do Departamento Médico do Santos FC, falou sobre o protocolo para a retomada das atividades do futebol no Santos, em entrevista coletiva virtual realizada nesta segunda-feira (15). Confira alguns trechos:

Primeiros passos

“Provavelmente a gente vai começar com os testes nessa semana. Após a liberação do Governo Estadual e Prefeitura, que possamos retomar os treinos. A gente tinha feito um protocolo já, estamos totalmente preparados. Fizemos várias normas de segurança. Vamos começar com uma desinfecção no CT. A partir da data do retorno, faremos dois dias antes. Todos os atletas serão submetidos aos exames, o PCR, também dois dias antes. E faremos sorologia de todos os atletas. Todos os funcionários serão testados também. Não adianta testar atletas e quem trabalha no clube não.”

PUBLICIDADE

Cuidados

PUBLICIDADE

“Repetiremos a sorologia uma vez por semana. Atletas respeitarão o distanciamento, sem o vestiário. Terá o kit individual para cada atleta e alimentação para o treinamento. Nessa primeira fase, não liberaremos o refeitório também. Todos usarão máscara e a viseira, álcool em gel em tudo. São muitos dispensers instalados no CT. Pensamos em fazer atendimento de três a cinco atletas.”

Processo diário 

“Vamos escalonar o horário. Quando atleta adentrar, responde questionário, febre, tosse, alteração de olfato ou paladar… Os que apresentarem febre de mais de 37,5 serão afastados. Tivemos orientação de um infectologista (Gustavo Pasquarelli), vai nos ajudar bastante. Veio no CT, mostramos protocolo e aprovou. Nos baseamos no da CBF e adaptamos à nossa realidade. E de acordo com os próximos passos, vamos flexibilizando ou alterando.”

Atleta pediu auxílio 

PUBLICIDADE

“Teve atleta que pediu auxílio. Não vamos citar, mas já. Fizemos a testagem, o PCR e a sorologia. Tinha sintomatologia, tinha familiar testando positivo. Fizemos outros exames e estamos monitorando. Só não vamos falar o nome. Toda base será testada da mesma forma do profissional. Todas as medidas de segurança serão realizadas na Vila Belmiro ou onde eles ficam. Instalamos dispensers de álcool em gel e sabonete líquido, igual ao departamento profissional. Mesma linha de trabalho.”

Médicos do Grêmio e Flamengo

“Vimos tudo o que fizeram e tentamos adequar. Estão um passo na frente, retomaram jogos, passaram por algumas dificuldades. Entrei em contato com médicos do Grêmio e Flamengo, conversamos bastante. Realidade mais próxima da nossa que da Europa. Achamos que vai dar certo”

A entrevista na íntegra:

PUBLICIDADE

Governador João Dória confirma retorno aos treinos em 1º de julho 

Em coletiva de imprensa realizada nesta quarta-feira (17), João Dória confirmou que os treinos dos times de São Paulo poderão acontecer a partir do primeiro dia do próximo mês. Além do mais, os clubes já estão liberados para a realizar testes para o novo coronavírus.

“O Governo do Estado, através do Centro de Contingência, finalizou todos os protocolos para as equipes da Série A-1 a partir do dia 1º de julho. As regras devem ser cobradas dos clubes. Entre as medidas, testes regulares em jogadores e comissão técnica, redução do quadro de funcionários, uso de máscaras, etc. Esse protocolo refere-se apenas ao retorno dos treinamentos. Tenho a convicção que nenhum dirigente de São Paulo deseja o risco aos seus profissionais e comissões técnicas”, disse o governador.

Declaração de Jesualdo Ferreira

PUBLICIDADE

O treinador português do Santos crê em desvantagem dos clubes paulistas na volta aos treinos. Para ele, o fato de o coronavírus estar “em alta” no Estado de São Paulo atrapalha a preparação das equipes, que terão menos tempo de trabalho em relação a times de outros estados.

“A pandemia não atinge a todos da mesma forma. Equipes de alguns Estados já estão trabalhando e ninguém fica indiferente ao fato de que, quando recomeçarem os campeonatos nacionais, teremos algumas equipes com mais tempo de preparação que outras. São Paulo é um dos Estados mais atingidos. Logo, as equipes do Estado, como o meu Santos, o Palmeiras, o Corinthians e o São Paulo vão ter de combater essa realidade. E não será fácil para ninguém”, disse Jesualdo, em sua coluna no jornal português “O Jogo”.

Marinho, do Santos, fala da expectativa para o retorno das atividades

“A gente está nessa expectativa pelo retorno das atividades. O primeiro passo, assim como todos os clubes que estão voltando, é a série de testes. Isso vai ser muito importante para nos dar segurança e tranquilidade para o reinício dos treinos. Estamos ansiosos para retornarmos aos treinos no CT.”

PUBLICIDADE

LEIA MAIS:

Neymar recusou o Chelsea pelo Barcelona em tempos de Santos; revista relata detalhes da proposta

Better Collective