Quem é Tetê, ex-Grêmio indicado ao Golden Boy e que brilhou no título Shakhtar?

Atacante tem 20 anos e marcou duas vezes no jogo do título ucraniano

Matheus Camargo
Colaborador do Torcedores.com.

Crédito: Tetê em jogo da Champions League (Laurence Griffiths/Getty Images)

Poucos no Brasil conhecem Tetê, nova joia do futebol nacional que sequer entrou em campo no Grêmio e foi vendido por uma fortuna ao Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, em 2018.

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes
https://www.facebook.com/TorcedoresOficial

O atacante de 20 anos entrou em evidência há poucos dias ao ser um dos brasileiros indicados ao prêmio Golden Boy 2020, que premia a maior revelação sub-21 do futebol mundial na temporada.

Quem chega e quem sai dos clubes?

 

Revelado pelo Grêmio, foi para o elenco do time de Renato Gaúcho aos 17 anos, mas nunca foi aproveitado. É encarado como um dos erros do treinador e não nega a mágoa.

“Não queria aumento de salário, não queria nada, queria uma oportunidade para treinar. O presidente falou que no momento não dava”, disse em entrevista ao jornal Zero Hora em maio de 2020.

“A gente olha para o outro lado e tem uma proposta da Europa pagando o que ia pagar. A gente não tinha como discutir isso. Foi a gota d’água.”

Tetê chegou ao Shakhtar Donetsk para a temporada 2018/19 e encarou a transferência como chance de afirmação.

“Não tenha dúvida nenhuma de que eu já estava pronto, porque eu cheguei aqui e confirmei. Uma coisa é falar que vai confirmar, outra coisa é confirmar. Muitas pessoas falaram que eu não estava pronto para subir, e agora devem estar com uma orelha de burro em cima da própria cabeça porque não sabem o que falaram antes”, provocou o atleta na mesma entrevista.

Foram dez jogos, quatro gols e título ucraniano na temporada passada. Pronto no clube, se tornou titular absoluto e brilhou em 2019/20.

Indicado ao prêmio Golden Boy, Tetê marcou nada menos que dois gols na vitória por 3 a 2 sobre o Oleksandria, que confirmou o tetracampeonato consecutivo do Shakhtar.

Assista aos gols de Tetê, que marcou os dois da virada:

https://www.youtube.com/watch?v=DgyKiRKslkA

O jovem canhoto disputou 31 jogos na atual temporada do futebol europeu e marcou sete gols pelo clube ucraniano.

Leia mais:
Animal, Capetinha e mais: 10 jogadores brasileiros com apelidos inesquecíveis