Home Futebol Quem é Tetê, ex-Grêmio indicado ao Golden Boy e que brilhou no título Shakhtar?

Quem é Tetê, ex-Grêmio indicado ao Golden Boy e que brilhou no título Shakhtar?

Atacante tem 20 anos e marcou duas vezes no jogo do título ucraniano

Matheus Camargo
Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), colaborador do Torcedores.com desde 2016. Radialista na Paiquerê 91,7.

Poucos no Brasil conhecem Tetê, nova joia do futebol nacional que sequer entrou em campo no Grêmio e foi vendido por uma fortuna ao Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, em 2018.

PUBLICIDADE

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes
https://www.facebook.com/TorcedoresOficial

[DUGOUT dugout_id=eyJrZXkiOiJyWVpTazd1OSIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==]

PUBLICIDADE

O atacante de 20 anos entrou em evidência há poucos dias ao ser um dos brasileiros indicados ao prêmio Golden Boy 2020, que premia a maior revelação sub-21 do futebol mundial na temporada.

Revelado pelo Grêmio, foi para o elenco do time de Renato Gaúcho aos 17 anos, mas nunca foi aproveitado. É encarado como um dos erros do treinador e não nega a mágoa.

“Não queria aumento de salário, não queria nada, queria uma oportunidade para treinar. O presidente falou que no momento não dava”, disse em entrevista ao jornal Zero Hora em maio de 2020.

“A gente olha para o outro lado e tem uma proposta da Europa pagando o que ia pagar. A gente não tinha como discutir isso. Foi a gota d’água.”

PUBLICIDADE

Tetê chegou ao Shakhtar Donetsk para a temporada 2018/19 e encarou a transferência como chance de afirmação.

“Não tenha dúvida nenhuma de que eu já estava pronto, porque eu cheguei aqui e confirmei. Uma coisa é falar que vai confirmar, outra coisa é confirmar. Muitas pessoas falaram que eu não estava pronto para subir, e agora devem estar com uma orelha de burro em cima da própria cabeça porque não sabem o que falaram antes”, provocou o atleta na mesma entrevista.

Foram dez jogos, quatro gols e título ucraniano na temporada passada. Pronto no clube, se tornou titular absoluto e brilhou em 2019/20.

Indicado ao prêmio Golden Boy, Tetê marcou nada menos que dois gols na vitória por 3 a 2 sobre o Oleksandria, que confirmou o tetracampeonato consecutivo do Shakhtar.

PUBLICIDADE

Assista aos gols de Tetê, que marcou os dois da virada:

https://www.youtube.com/watch?v=DgyKiRKslkA

O jovem canhoto disputou 31 jogos na atual temporada do futebol europeu e marcou sete gols pelo clube ucraniano.

Leia mais:
Animal, Capetinha e mais: 10 jogadores brasileiros com apelidos inesquecíveis

PUBLICIDADE