Home Futebol Ralf nunca foi expulso atuando pelo Corinthians; como explicar tamanha disciplina?

Ralf nunca foi expulso atuando pelo Corinthians; como explicar tamanha disciplina?

O Torcedores.com tenta explicar os motivos de Ralf nunca ter sido expulso usando a camisa do Corinthians

Diego Lucio Castro de Oliveira
Diego Lucio é profissional da área de TI, e escreve sobre futebol e artes marciais desde 2018. Mergulhou ainda mais no mundo das lutas em 2023, e participou de duas coberturas 'in loco' do UFC 283 e do UFC São Paulo.

Ralf terminou sua passagem pelo Corinthians com números incríveis. Oito títulos, milhares de desarmes e zero expulsões. Isso mesmo, ZERO expulsões. E pensando na posição de primeiro volante que o atleta ocupa, o número se torna mais incrível. Mas como explicar tamanha disciplina? O Torcedores.com aproveita o aniversário de Ralf, para tentar explicar essa marca.

PUBLICIDADE

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes

[DUGOUT dugout_id= “eyJrZXkiOiJ1Qkd4TGxQVyIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]

 

PUBLICIDADE

Sistemas defensivos extremamente competentes

Ralf ficou no Corinthians de 2010 a 2015 e de 2018 a 2019, e nas duas passagens, o clube teve ótimas defesas. Ora com Mano Menezes, ora com Tite e ora com Fábio Carille. Mas Ralf sempre teve a segurança de que, se a bola passasse por ele em um confronto individual, a linha de quatro que vinha atrás tinha competência para ‘acabar’ com a jogada do adversário.

Pontas que voltam para marcar

Complementando o tópico acima, os sistemas defensivos do Corinthians nos últimos anos, sempre foram compostos pelos 10 atletas de linha. Incluindo até os atacantes nessa ocupação tática. Atletas como Jorge Henrique, Malcom e Romero tinham a função do primeiro bote no início das jogadas ofensivas do adversário, deixando assim, o trabalho de Ralf ‘mais leve’ e evitando contato direto no ‘1 contra 1’. E claro, quando a bola chegava no volante, não costumava passar dali.

Ralf não se metia em confusão

Além da disciplina tática e técnica, Ralf sempre foi da ‘turma do deixa disso’. Então, em confusões dentro de campo, Ralf só participava para apartar seus colegas. Fato que contribui e muito para o número incrível de ZERO expulsões com a camisa alvinegra.

LEIA MAIS
10 autores de gols decisivos da história do Corinthians que você nem lembrava

PUBLICIDADE

10 saídas ‘conturbadas’ de ídolos do Corinthians neste século