Em reunião realizada no dia 8 de abril, o Conselho da FIFA (Federação Internacional das Associações de Futebol, da sigla em francês) aprovou mudanças nas regras do futsal. A maioria destas mudanças reflete adaptações efetuadas nas regras do futebol de campo ao longo do tempo. Por exemplo, os toques de mão por um defensor dentro da área bem como as infrações que impeçam chances claras de gol agora são tratadas como no futebol. O ponta-pé inicial e o tiro de meta também passam a seguir regras equivalentes as do campo.
[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJQanpjaTNTWCIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]
Da mesma forma, as decisões por pênaltis passarão a começar com séries alternadas de cinco cobranças. Antes, o futsal adotava séries de apenas três cobranças. E por falar em pênaltis, agora os goleiros deverão manter apenas um pé sobre a linha no momento das cobranças, assim como já acontece no futebol.
Todas as novas regras já estão valendo mas ainda são opcionais. De qualquer forma, mesmo não sendo uma exigência da entidade máxima do futebol mundial, as mudanças poderão ser incorporadas às competições que foram interrompidas em função da pandemia que assola o planeta. Ficará a critério dos organizadores de cada evento no momento em que essas competições forem retomadas.
Outras Mudanças
A revisão da FIFA também prevê o relaxamento das regras do futsal nas categorias de base, de veteranos e de paratletas. Nessas categorias, as dimensões do campo, o peso da bolsa e até mesmo a altura da trave poderá ser ajustada pelas federações nacionais de acordo com seus critérios. O objetivo é promover o desenvolvimento do esporte por meio da criatividade e da habilidade técnica dos jogadores. Outra mudança interessante é a elevação de status do futsal feminino, o qual deixa de ser considerado uma categoria diferente – ou menor.
LEIA MAIS
Copa do Mundo de Futsal tem adiamento confirmado pela FIFA

