Home Futebol Quem é o técnico que mais treinou o Santos na história?

Quem é o técnico que mais treinou o Santos na história?

Treinador da Era Pelé foi quem mais vezes comandou o Peixe em sua história

Victor Martins
De Santo André-SP, formado em Jornalismo pela Unversidade Metodista de São Paulo (classe de 2010-13), trabalhando no Torcedores desde janeiro de 2016 (ou algo neste sentido). Iniciado na profissão desde meados de 2006, ao fazer a cobertura da Copa do Mundo da Alemanha para o site Abolanet. cobrindo jogos e os destaques de algumas seleções durante o evento, e posteriormente trabalhando neste até cerca de 2007. Entre os anos de 2008 e 2015, trabalhei para uma agência de notícias que produziu conteúdo para diversas páginas. Destas, principalmente a da Federação Paulista de Futebol, fazendo serviços de placar ao vivo das mais diversas competições (nacionais e internacionais) e serviços de pós-jogo focados nos clubes de São Paulo Desde 2016 venho trabalhando no Torcedores, onde venho desempenhando uma série de funções dentro do site, como setorista de clubes do futebol brasileiro e de outros esportes (MMA), além de trabalhar em várias partes do organograma da página. Atualmente, exerço trabalho na cobertura de futebol nacional e internacional, com a criação de matérias sobre clubes e jogadores, além de produção de guias de TV (onde assistir aos jogos) das partidas dos mais variados torneios no Brasil e no mundo

Luis Alonso Pérez, mais conhecido como Lula. Talvez muitos fãs de futebol não o reconheçam o nome ou a alcunha, mas os torcedores do Santos com certeza lembram, pois associam seu nome a talvez o período mais vitorioso da história do Peixe.

PUBLICIDADE

[DUGOUT dugout_id= “eyJrZXkiOiJKUGplQVhOUCIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes
https://www.facebook.com/TorcedoresOficial

O primeiro comandante técnico da ‘Era Pelé’ é também o treinador que mais vezes comandou o Peixe em sua vitoriosa história, com quase mil partidas no banco de reservas daquele que é considerado o maior time de todos os tempos.

PUBLICIDADE

943 jogos

Lula colecionou 943 jogos como técnico do Santos entre 1952 (uma partida como interino) e entre 1954 e 1966, neste período de forma efetiva. Seu sucessor no cargo, Antoninho Fernandes, vem em segundo lugar e com uma diferença enorme de jogos, ‘apenas’ 347.

Em 1952, Lula treinou o time em uma partida (vitória sobre o São Paulo por 1 a 0), em substituição ao titular Aymoré Moreira. Apenas dois anos depois, pode assumir o time de vez, para apenas sair em 1966 com muitas taças e partidas históricas.

Sob as mãos do treinador, o Peixe venceu duas Libertadores (1962/63), dois Mundiais Interclubes (1962/63), cinco Taças Brasil (1961/62/63/64/65), quatro Torneios Rio-São Paulo (1959, 1963/64 e 1966) e oito Campeonatos Paulistas (1955/56, 1958, 1960/61/62 e 1964/65). E tudo isto com uma geração que fez história.

PUBLICIDADE

Era Pelé

O treinador teve a honra de treinar Pelé em grande parte de sua trajetória no futebol e na conquista de muitos títulos que tiveram participação de gala do Rei do Futebol, além das inúmeras excursões pelo mundo afora, sempre com o 10 como garoto-propaganda.

O Santos também teve, sob seu comando, astros como Pagão, Pepe, Gylmar, Coutinho, Zito, Mauro Ramos de Oliveira, Mengálvio, Del Vecchio, Lima, Toninho Guerreiro, Joel Camargo, entre outros. Todos estes campeões com o time da Vila Belmiro.

LEIA MAIS

PUBLICIDADE

Robinho não descarta volta ao Brasil, mas diz que seu atual clube tem “preferência de renovação”

(Crédito da foto: Divulgação/Site Oficial do Santos)