Home Futebol Você lembra qual foi o último jogo e gol do Fred vestindo a camisa do Fluminense?

Você lembra qual foi o último jogo e gol do Fred vestindo a camisa do Fluminense?

Um dos maiores ídolos da torcida tricolor, Fred é o terceiro maior artilheiro da história do Fluminense com 172 gols

Adriano Oliveira
Sou colaborador do Torcedores.com desde 2018, com mais de 3.600 textos publicados, porém escrevo sobre futebol há mais de 15 anos. Mas é claro que a paixão por este esporte começou bem antes disso. Hoje, aos 51 anos de idade, o futebol ainda me faz sentir a mesma coisa que eu sentia aos 10.

Frederico Chaves Guedes, bem mais conhecido por Fred, é natural de Teófilo Otoni, em Minas Gerais, e começou sua carreira em 2003 nas categorias de base do América-MG. Logo de cara ficou famoso ao marcar o gol mais rápido da história do futebol mundial, aos três segundos iniciais da partida diante do Vila Nova-GO, pela Copa São Paulo de Futebol Júnior, quando acertou um chute certeiro do meio de campo.

PUBLICIDADE

O recorde só foi batido seis anos depois pelo árabe Nawaf al Abed, que fez um gol aos dois segundos em jogo da categoria Sub-23 pela Copa do Príncipe Faisal bin Fahad de 2009.

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes

Pelo apurado faro de gol, rapidamente Fred chamou atenção e foi contratado pelo Cruzeiro em 2004, onde foi artilheiro do time no Campeonato Brasileiro com 14 gols. No ano seguinte, cravou 15 gols na Copa do Brasil e se tornou o maior goleador em uma única edição da competição nacional.

PUBLICIDADE

Em 2005, o atacante se transferiu para o futebol europeu para defender as cores do Lyon, da França, jogando ao lado dos brasileiros Juninho Pernambucano e Cris. Porém, com o passar do tempo, acabou perdendo espaço na equipe titular para uma das promessas do clube, Karim Benzema, e retornou ao Brasil em março de 2009 para iniciar sua trajetória no Fluminense.

Já na estreia com a camisa tricolor, Fred marcou dois gols na vitória por 3 x 1 diante do Macaé, no estádio do Maracanã, pelo Campeonato Carioca. Ao longo de sua passagem pelo clube das Laranjeiras, entre 2009 e 2016, o centroavante anotou 172 gols em 287 jogos disputados, acumulando 150 vitórias, 74 derrotas e 63 empates.

Fred é o terceiro maior artilheiro da história do Fluminense e o jogador com mais gols marcados pelo clube neste século, além do que mais balançou as redes vestindo a camisa tricolor em todas as edições do Brasileirão: 91 vezes. Pelo time carioca foi campeão estadual em 2012, campeão da Primeira Liga em 2016 e bicampeão brasileiro em 2010 e 2012.

Fred foi bicampeão brasileiro pelo Fluminense e o terceiro maior artilheiro com 172 gols, atrás apenas de Waldo (319) e Orlando Pingo de Ouro (184)/ Foto: Divulgação - Site oficial Fluminense FC

Fred foi bicampeão brasileiro pelo Fluminense e o terceiro maior artilheiro com 172 gols, atrás somente de Waldo (319) e Orlando Pingo de Ouro (184)/ Foto: Divulgação – Fluminense FC

O jogador também atuou pelo Atlético-MG antes de voltar para o Cruzeiro em 2018, sendo rebaixado com o clube celeste no ano passado para a Série B. Fred também disputou 39 partidas pela seleção brasileira e fez 18 gols, dois deles na final da Copa das Confederações de 2013, quando o Brasil venceu a Espanha por 3 x 0 e conquistou o título do torneio, além de ter participado das Copas do Mundo de 2006 e 2014.

PUBLICIDADE

Atualmente com 36 anos, o centroavante foi anunciado na tarde do último domingo (31) como o mais novo reforço do Fluminense. A confirmação de seu retorno foi dada pouco antes da retransmissão do memorável “Jogo do Tetra”, a vitória por 3 x 2 sobre o Palmeiras pelo Brasileirão de 2012, que garantiu por antecipação o título ao Tricolor carioca.

A última vez em que Fred vestiu a camisa do Fluminense foi no sábado dia 4 de junho de 2016, no empate em 0 x 0 com a Chapecoense, pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro, em partida disputada na Arena Condá, em Santa Catarina. O meia Cícero chegou a marcar um gol a favor dos cariocas, mas o árbitro anulou por impedimento.

Seu último gol vestindo a camisa tricolor aconteceu duas rodadas antes, há pouco mais de quatro anos, em 29 de maio de 2016, no clássico contra o Botafogo. Fred marcou o único gol do confronto que selou o triunfo do Fluminense sobre o rival pelo placar de 1 x 0, no Maracanã.

No último domingo (31), o Fluminense anunciou o retorno do atacante Fred (Foto: Divulgação/ Site oficial Fluminense FC)

No último domingo (31), o Fluminense anunciou o retorno do atacante e ídolo Fred (Foto: Divulgação/ Fluminense FC)

“Vai ser como sempre foi: emocionante, especial para mim e o coração vai estar à mil. Minha felicidade é muito grande, uma sensação de voltar para casa. Só de pensar já fico emocionado. Estou ansioso. O Fluminense tem algo diferente, a nossa torcida tem algo diferente. Não sei se é só comigo, mas eles me mexem de maneira especial e acabam tirando coisas melhores do atleta, do ser humano”, declarou Fred sobre seu retorno ao Fluminense.

PUBLICIDADE

LEIA MAIS

Anúncio de Fred gera mais de R$ 800 mil ao Fluminense

Você assistiria à reprise de qual desses jogos históricos do Fluminense?

Daniel Alves falando sobre racismo, preço de Neymar e mais: veja as notícias do futebol nesta quarta (3)