Você lembra qual foi o último jogo e gol do Fred vestindo a camisa do Fluminense?

Um dos maiores ídolos da torcida tricolor, Fred é o terceiro maior artilheiro da história do Fluminense com 172 gols

Adriano Oliveira
Colaborador do Torcedores.com.

Crédito: Nelson Perez/ Fluminense FC

Frederico Chaves Guedes, bem mais conhecido por Fred, é natural de Teófilo Otoni, em Minas Gerais, e começou sua carreira em 2003 nas categorias de base do América-MG. Logo de cara ficou famoso ao marcar o gol mais rápido da história do futebol mundial, aos três segundos iniciais da partida diante do Vila Nova-GO, pela Copa São Paulo de Futebol Júnior, quando acertou um chute certeiro do meio de campo.

O recorde só foi batido seis anos depois pelo árabe Nawaf al Abed, que fez um gol aos dois segundos em jogo da categoria Sub-23 pela Copa do Príncipe Faisal bin Fahad de 2009.

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes

Pelo apurado faro de gol, rapidamente Fred chamou atenção e foi contratado pelo Cruzeiro em 2004, onde foi artilheiro do time no Campeonato Brasileiro com 14 gols. No ano seguinte, cravou 15 gols na Copa do Brasil e se tornou o maior goleador em uma única edição da competição nacional.

Em 2005, o atacante se transferiu para o futebol europeu para defender as cores do Lyon, da França, jogando ao lado dos brasileiros Juninho Pernambucano e Cris. Porém, com o passar do tempo, acabou perdendo espaço na equipe titular para uma das promessas do clube, Karim Benzema, e retornou ao Brasil em março de 2009 para iniciar sua trajetória no Fluminense.

Já na estreia com a camisa tricolor, Fred marcou dois gols na vitória por 3 x 1 diante do Macaé, no estádio do Maracanã, pelo Campeonato Carioca. Ao longo de sua passagem pelo clube das Laranjeiras, entre 2009 e 2016, o centroavante anotou 172 gols em 287 jogos disputados, acumulando 150 vitórias, 74 derrotas e 63 empates.

Fred é o terceiro maior artilheiro da história do Fluminense e o jogador com mais gols marcados pelo clube neste século, além do que mais balançou as redes vestindo a camisa tricolor em todas as edições do Brasileirão: 91 vezes. Pelo time carioca foi campeão estadual em 2012, campeão da Primeira Liga em 2016 e bicampeão brasileiro em 2010 e 2012.

Fred foi bicampeão brasileiro pelo Fluminense e o terceiro maior artilheiro com 172 gols, atrás apenas de Waldo (319) e Orlando Pingo de Ouro (184)/ Foto: Divulgação - Site oficial Fluminense FC

Fred foi bicampeão brasileiro pelo Fluminense e o terceiro maior artilheiro com 172 gols, atrás somente de Waldo (319) e Orlando Pingo de Ouro (184)/ Foto: Divulgação – Fluminense FC

O jogador também atuou pelo Atlético-MG antes de voltar para o Cruzeiro em 2018, sendo rebaixado com o clube celeste no ano passado para a Série B. Fred também disputou 39 partidas pela seleção brasileira e fez 18 gols, dois deles na final da Copa das Confederações de 2013, quando o Brasil venceu a Espanha por 3 x 0 e conquistou o título do torneio, além de ter participado das Copas do Mundo de 2006 e 2014.

Atualmente com 36 anos, o centroavante foi anunciado na tarde do último domingo (31) como o mais novo reforço do Fluminense. A confirmação de seu retorno foi dada pouco antes da retransmissão do memorável “Jogo do Tetra”, a vitória por 3 x 2 sobre o Palmeiras pelo Brasileirão de 2012, que garantiu por antecipação o título ao Tricolor carioca.

A última vez em que Fred vestiu a camisa do Fluminense foi no sábado dia 4 de junho de 2016, no empate em 0 x 0 com a Chapecoense, pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro, em partida disputada na Arena Condá, em Santa Catarina. O meia Cícero chegou a marcar um gol a favor dos cariocas, mas o árbitro anulou por impedimento.

Seu último gol vestindo a camisa tricolor aconteceu duas rodadas antes, há pouco mais de quatro anos, em 29 de maio de 2016, no clássico contra o Botafogo. Fred marcou o único gol do confronto que selou o triunfo do Fluminense sobre o rival pelo placar de 1 x 0, no Maracanã.

No último domingo (31), o Fluminense anunciou o retorno do atacante Fred (Foto: Divulgação/ Site oficial Fluminense FC)

No último domingo (31), o Fluminense anunciou o retorno do atacante e ídolo Fred (Foto: Divulgação/ Fluminense FC)

“Vai ser como sempre foi: emocionante, especial para mim e o coração vai estar à mil. Minha felicidade é muito grande, uma sensação de voltar para casa. Só de pensar já fico emocionado. Estou ansioso. O Fluminense tem algo diferente, a nossa torcida tem algo diferente. Não sei se é só comigo, mas eles me mexem de maneira especial e acabam tirando coisas melhores do atleta, do ser humano”, declarou Fred sobre seu retorno ao Fluminense.

LEIA MAIS

Anúncio de Fred gera mais de R$ 800 mil ao Fluminense

Você assistiria à reprise de qual desses jogos históricos do Fluminense?

Daniel Alves falando sobre racismo, preço de Neymar e mais: veja as notícias do futebol nesta quarta (3)