Home Futebol União Soviética disputou última final antes da extinção há 32 anos

União Soviética disputou última final antes da extinção há 32 anos

Equipe contava com craques, mas parou na poderosa Holanda

Matheus Camargo
Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), colaborador do Torcedores.com desde 2016. Radialista na Paiquerê 91,7.
PUBLICIDADE

Holanda x União Soviética fizeram uma final de Eurocopa em 1988 que entrou para a história do futebol, já que foi um marco para ambos os países e mostrou um choque de culturas esportivas frente à frente em Munique, na Alemanha.

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes
https://www.facebook.com/TorcedoresOficial

[DUGOUT dugout_id=eyJrZXkiOiJOeldsQTlMdiIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==]

PUBLICIDADE

Pelo lado laranja, foi o primeiro título conquistado e até hoje é o único em toda a história do país, que revolucionou o futebol na década de 70, mas que não ergueu taças.

Já para os soviéticos marcou a última final da seleção local antes da extinção da União Soviética em 1991, já que o Muro de Berlim foi derrubado no ano seguinte à decisão e o país foi desmembrado em várias repúblicas.

A União Soviética e as campanhas
O país que teve nomes históricos como Lev Yashin, Igor Belanov, Oleg Blokhin, entre outros, teve seu ápice no futebol entre o fim da década de 50 e os anos 60.

Em 1956 a União Soviética conquistou o ouro olímpico no futebol e montou a base do time que levaria o maior título da história do país: a Eurocopa de 1960.

PUBLICIDADE

Seis anos depois a seleção soviética chegou à sua melhor posição em Copas do Mundo, quando terminou o Mundial de 1966, na Inglaterra, na 4º colocação.

A União Soviética voltou a conquistar medalhas em Olimpíadas em 1972, 1976 e 1980, mas sempre o bronze. Em 1988 os jovens bateram o Brasil e levaram o ouro, considerado o último título da seleção local até a extinção.

A última competição da história do país foi a Eurocopa sub-21, em 1990, que terminou com título soviético, mas por ser de base não é considerada a última decisão da equipe no futebol.

A final da Eurocopa de 1988 foi transmitida pela Rede Globo e teve narração de Galvão Bueno. Veja os gols:

PUBLICIDADE

Vale lembrar que o país se classificou para a Eurocopa de 1992, mas a UEFA proibiu a participação da nação extinta e propôs a entrada na disputa como CEI – Comunidade dos Estados Independentes.

Leia mais:
6 países já receberam a Copa do Mundo de Futebol Feminino; veja todos