Home DESTAQUE Você lembra a escalação da Seleção na conquista do penta contra a Alemanha?

Você lembra a escalação da Seleção na conquista do penta contra a Alemanha?

Equipe teve mudança em relação à semifinal e teve apenas uma diferença comparado ao time da estreia

Matheus Camargo
Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), colaborador do Torcedores.com desde 2016. Radialista na Paiquerê 91,7.

A Seleção Brasileira comandada por Luiz Felipe Scolari na Copa do Mundo de 2002 manteve sua base do início ao fim e teve poucas mudanças desde a estreia na vitória por 2 a 1 sobre a Turquia.

PUBLICIDADE

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes
https://www.facebook.com/TorcedoresOficial

[DUGOUT dugout_id=eyJrZXkiOiJ3UG1SczRYbCIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==]

PUBLICIDADE

Mudou apenas quando necessário, não sofreu com lesões e teve apenas uma alteração por escolha técnica, que foi crucial para o título.

A Seleção estreou na Copa do Mundo de 2002 com o time-base formado por Felipão, que tinha Marcos; Lucio, Roque Junior e Edmílson; Cafu, Gilberto Silva, Juninho Paulista e Roberto Carlos; Ronaldinho, Rivaldo e Ronaldo.

A equipe se repetiu totalmente no duelo contra a China, vencida por 4 a 0 e que confirmou a classificação, e foi totalmente modificada para o terceiro jogo, em que Felipão decidiu dar chance a três reservas e poupar titulares. Na goleada por 5 a 2 a Seleção entrou em campo com Marcos; Lucio, Anderson Polga e Edmílson; Cafu, Gilberto Silva, Juninho Paulista e Junior; Edílson, Rivaldo e Ronaldo.

Para o confronto com a Bélgica o treinador mandou a campo o time-base da estreia, mas o sofrimento da Seleção – que chegou a sofrer um gol legítimo anulado pela arbitragem quando o placar ainda estava 0 a 0 – fez com que uma alteração fosse feita para o confronto das quartas contra a Inglaterra.

PUBLICIDADE

Quem ganhou a vaga de titular foi o então jovem Kléberson, do Athletico Paranaense, que entrou no lugar de Juninho Paulista.

Mais jovem, polivalente e com várias funções em campo, especialmente pelo lado direito, brilhou em seus três jogos como titular até a decisão.

Para enfrentar os ingleses o Brasil entrou em campo com Marcos; Lucio, Roque Junior e Edmílson; Cafu, Gilberto Silva, Kléberson e Roberto Carlos; Ronaldinho, Rivaldo e Ronaldo.

O problema foi que Ronaldinho acabou expulso contra a Turquia, o que forçou uma alteração para a semifinal. Felipão, então, não deu a vaga de volta a Juninho Paulista e escalou Edílson como titular na partida decisiva.

PUBLICIDADE

A Seleção então foi escalada para a vitória por 1 a 0 com Marcos; Lucio, Roque Junior e Edmílson; Cafu, Gilberto Silva, Kléberson e Roberto Carlos; Edílson, Rivaldo e Ronaldo.

O time que venceu a Inglaterra realmente agradou Felipão e o retorno de Ronaldinho foi a única mudança para a final contra a Alemanha.

O penta foi conquistado pela Seleção com a seguinte escalação:

Marcos; Lucio, Roque Junior e Edmílson; Cafu, Gilberto Silva, Kléberson e Roberto Carlos; Ronaldinho, Rivaldo e Ronaldo

PUBLICIDADE

Foram feitas duas alterações por Felipão na final. Entraram em campo Juninho Paulista na vaga de Ronaldinho, aos 40 minutos do segundo tempo, e Denílson na vaga de Ronaldo, aos 45 da etapa final. Kaká terminou a Copa na espera para entrar, mas o árbitro Pierluigi Colina encerrou a partida antes da alteração.

Relembre os melhores momentos de Brasil 2 x 0 Alemanha na final da Copa de 2002:

Leia mais:
Gols em seis dos sete jogos e artilharia isolada: relembre os oito gols de Ronaldo na Copa de 2002