Home Futebol Você lembra? Morumbi já foi casa de rivais paulistas

Você lembra? Morumbi já foi casa de rivais paulistas

Desde o final dos anos 2000 que nenhuma equipe além do São Paulo utilizou o Morumbi como casa em competições como o Brasileirão e o Paulistão

Por Luis Feitosa em 09/06/2020 23:12 - Atualizado há 6 anos

Igor Amorim/saopaulofc.net

O Morumbi é a casa do São Paulo desde 1960, mas o estádio já teve outras equipes paulistas que mandaram jogos como mandantes no Cícero Pompeu de Toledo. Os principais rivais do Tricolor utilizaram durante algumas décadas o estádio e conquistaram muitos títulos com destaque para o Corinthians com 9 títulos.

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes

[DUGOUT dugout_id=eyJrZXkiOiI3NVdQMTVpWSIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==]

Desde a reinauguração do Morumbi em 1970, os principais rivais do São Paulo passaram a mandar alguns jogos no estádio. Apesar de ter que pagar o aluguel ao Tricolor, jogar como mandante no Cícero Pompeu de Toledo era sinônimo de faturar muito dinheiro com ingressos já que o local é o que possui maior capacidade do estado. Mesmo com Pacaembu, Parque Antártica e Vila Belmiro sendo os palcos principais, a concentração de torcedores na capital paulista era muito mais vantajoso para os times.

No entanto, o crescimento de outros centros e o início de um atrito com as diretorias do São Paulo passaram a diminuir a presença das equipes no Morumbi. Com isso, o Pacaembu passou a ser a escolha principal de Corinthians, Palmeiras e Santos que viram no estádio uma segunda casa.

Com o fator financeiro não sendo mais um fator diferencial em relação aos problemas criados pelas diretorias são-paulinas e os altos custos para o aluguel, jogar como mandante no Morumbi foi acabando aos poucos. O próprio presidente do Corinthians, Andrés Sanchez, afirmou em 2009 que o clube não jogaria mais no estádio devido a reclamação do mandatário pela questão de divisão de ingressos quando os clássicos ainda recebiam as duas torcidas.

A virada do século mostrou isso e a última vez que o São Paulo alugou o Morumbi para outra equipe foi para o Santos quando a equipe jogou a final contra o Guarani e foi campeão no estádio. Desde então, o estádio virou exclusivo para o Tricolor que com a construção das arenas de Palmeiras e Corinthians em 2014 reduziu drasticamente a chance de um rival atuar como mandante na casa são-paulina.

LEIA MAIS:

Você sabe qual é o visitante que mais venceu jogos no Morumbi?

Confira qual jogador é o maior artilheiro da história do Morumbi

Você sabe qual é a capacidade de público do Morumbi?

Exit mobile version