Home Futebol Você sabe o motivo da Libertadores ter esse nome?

Você sabe o motivo da Libertadores ter esse nome?

A competição nasceu com o nome de Copa dos Campeões, entretanto, não demorou para o seu nome ser alterado para o atual

Rafael Pimenta
Meu nome é Rafael Pimenta Vieira e sou formado em Jornalismo pela UNESP. Trabalho no Torcedores.com desde março de 2020, desempenhando a função de redator. Sou apaixonado por futebol, basquete, games e automobilismo. Curiosamente, também escrevo sobre os quatro temas. Contato: [email protected]
A Libertadores é uma das competições mais tradicionais e importantes do mundo todo. No entanto, mesmo com sua popularidade, muitas pessoas não sabem o motivo do campeonato ter esse nome. Vale mencionar que ela nem sempre teve esse nome, já que inicialmente ela tinha um formato bem diferente do atual

Dessa forma, a competição foi criada em 1960 e tinha o nome de “Copa dos Campeões da América”. Inicialmente, somente os campeões nacionais participavam do campeonato, explicando o motivo de seu primeiro nome. Entretanto, 1965 o nome da competição foi alterado para o seu nome atual, ou seja, Copa Libertadores da América.

[DUGOUT dugout_id=eyJrZXkiOiJUNG1TSlAyRSIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==]

PUBLICIDADE

O nome “Libertadores” é uma homenagem aos líderes nacionais que buscaram a independência de seus países. Dessa forma, a competição faz uma referência aos nossos “libertadores” e que lutaram contra o domínio europeu na América do Sul. Veja abaixo os principais “Libertadores da América”:

  • Simon Bolívar: É o nome mais famoso entre os libertadores. Dessa forma, ele foi responsável pela independência de 6 países ( Colômbia, Venezuela, Equador, Panamá, Peru e Bolívia);
  • José de San Martín: José é outro nome bastante conhecido. Ele foi o principal responsável pela libertação de 3 países (Argentina, Chile e Peru);
  • Outros Libertadores: José Gervasio Artigas (Uruguai), Bernardo O’Higgins (Chile), José Miguel Carrera (Chile), Manuel Belgrano (Argentina), Antonio José de Sucre (Venezuela), José Joaquín de Olmedo (Equador) e Dom Pedro I (Brasil).

Nomes com patrocinadores

Durante alguns anos, a competição teve o seu nome “alterado”. Na verdade, o nome de uma empresa era adicionado ao nome da competição. A primeira vez que isso ocorreu foi em 1997, quando a Conmebol firmou uma parceria com a Toyota. Dessa forma, ela passou a ser chamada de Copa Toyota Libertadores por quase 10 anos.

PUBLICIDADE

A partir de 2008, o Grupo Santander passou a patrocinar a competição. Dessa forma, ela passou a ser chamada de Copa Santander Libertadores. Após 5 anos, a Bridgestone fechou contrato com a competição e o nome foi alterado para Copa Bridgestone Libertadores.

No entanto, desde 2017, a Conmebol decidiu não nomear os naming-rights da competição. Portanto, ela passou a se chamar apenas Conmebol Libertadores da América.

LEIA MAIS:

Veja como estão os estádios do Paraná durante a paralisação

PUBLICIDADE

8 jogadores que foram 3 ou mais vezes artilheiros do mesmo campeonato

5 fatos sobre a Copa do Mundo de 2014 que você talvez não lembre