Home Futebol Você sabia? Marcelo Moreno foi camisa 9 da Seleção Brasileira e conquistou título

Você sabia? Marcelo Moreno foi camisa 9 da Seleção Brasileira e conquistou título

Jogador, porém, escolheu defender a Bolívia no profissional

Matheus Camargo
Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), colaborador do Torcedores.com desde 2016. Radialista na Paiquerê 91,7.

Poucos lembram do início da carreira do atacante Marcelo Moreno, ídolo do Cruzeiro e de volta ao clube para disputar a Série B em 2020. O jogador, porém, já foi uma promessa da Seleção Brasileira e chegou a ganhar um torneio de base em 2005, no Japão.

PUBLICIDADE

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes
https://www.facebook.com/TorcedoresOficial

[DUGOUT dugout_id=eyJrZXkiOiJXV0V2NGRMRSIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==]

PUBLICIDADE

Moreno nasceu em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, e é filho de Mauro, ex-jogador do Palmeiras, com Ruth, boliviana de nascimento.

Formado pelo Oriente Petrolero, de seu país natal, foi contratado pelo Vitória aos 15 anos e chamou a atenção de olheiros da Seleção Brasileira de base, então coordenada por Branco.

O atleta então foi convocado para amistosos da equipe sub-18 e para a Copa Sendai, no Japão, torneio vencido pelo Brasil.

Reprodução/Twitter

Reprodução/Twitter

Moreno, em 2005, ainda na base do Vitória, revelou que era torcedor do Corinthians e falou como atleta da Seleção Brasileira. O atacante quebrou jejum de 63 anos sem que um atleta nascido em outro país vestisse a amarelinha.

PUBLICIDADE

“É uma honra e um sonho saber que sou pioneiro nos times de base e que posso vestir a camisa do melhor futebol do mundo”, disse o então jovem de apenas 18 anos à Folha de São Paulo após ser artilheiro da competição no país asiático.

O jogador venceria ainda a Copa Mediterrâneo, na Espanha, pela Seleção Brasileira sub-20. Conquistou a Copa Sendai ao lado de atletas como Marcelo Grohe e Lucas Leiva, ambos então no Grêmio, David Braz, que pertencia ao Palmeiras, e Anderson Martins, seu ex-companheiro de Vitória.

“É muito difícil para um boliviano conseguir chegar à Seleção Brasileira, e me sinto um privilegiado por isso”, admitiu recentemente o jogador do Cruzeiro em entrevista ao Globoesporte.com.

“Meu português ainda não era muito bom, arranhava um portunhol, mas eu já entendia tudo. Sempre rolava uma brincadeira. Todos me chamavam de Bolívia. Sofri um pouco, mas sempre na boa.”

PUBLICIDADE

O atleta foi convocado pela Bolívia em 2007, aos 20 anos, logo após Moreno chegar ao Cruzeiro. O atacante então desistiu de esperar a chance no Brasil e aceitou o convite de seu país natal.

Leia mais:
Made in Europa: 36 jogadores “europeus” que estarão na Libertadores 2020