Home Futebol Zagallo sobre Copa de 70: “Eles disseram que seria impossível, em tão pouco tempo, fazer todos jogarem juntos”

Zagallo sobre Copa de 70: “Eles disseram que seria impossível, em tão pouco tempo, fazer todos jogarem juntos”

Em entrevista à FIFA, Zagallo relembra como foi a formação da Seleção que conquistou o tricampeonato mundial

Lucas Meireles
Colaborador do Torcedores.com.

Para muitos, a Seleção Brasileira da Copa de 1970 é a melhor equipe de futebol da história. Principalmente por reunir craques como, por exemplo, Gérson, Jairzinho, Rivellino, Tostão e Pelé. Mas o que poucos lembram é que o comandante, Mario Jorge Lobo Zagallo teve pouco tempo para juntar estas peças. Em entrevista ao site da FIFA, o Velho Lobo falou sobre a montagem do time.

PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

“Nunca uma seleção fez, na história do futebol, uma jornada tão perfeita como o Brasil em 70”. Assim, o cronista Nelson Rodrigues definira a conquista da Copa do Mundo de 1970, no México.

Talvez nenhuma outra equipe tenha reunido tanto talento individual. Em um país onde a camisa 10 pesa, reunir tantos em uma só equipe era um desafio a mais para Mario Jorge Lobo Zagallo, que havia assumido há apenas 75 dias do Mundial disputado no México.

PUBLICIDADE

“Eu venci duas Copas do Mundo com um 4-3-3. Quando assumi a Seleção, eu tinha na cabeça que era isso que eu ia fazer. As mudanças que fiz foram fazer com que o Piazza jogasse como zagueiro, trazendo Clodoaldo para o time e conseguindo colocar todos aqueles camisas 10: Rivellino, Tostão, Pelé, Jairzinho e Gerson. Eles disseram que seria impossível, em tão pouco tempo, fazer todos jogarem juntos, mas vencemos a Copa do Mundo”, contou Zagallo em entrevista ao site da FIFA.

A preparação para a Copa do Mundo, durante as eliminatórias havia sido feita por João Saldanha. Mas, há pouco menos de três meses para o Mundial, Zagallo foi convidado para substituir o jornalista.

“Era tudo o que eu queria. Era por volta das 4 horas da tarde. Quando eu estava no Botafogo, os oficiais da CBF apareceram nos treinos e o instrutor físico me disse: ‘Vá para aquele carro. Você está sendo chamado para comandar a Seleção ‘. O esquadrão já estava em um campo de treinamento. Eles me levaram para casa, peguei algumas roupas e fomos embora. Era o que eu mais queria na minha vida. Foi engraçado porque quando (João) Saldanha assumiu a Seleção no ano anterior, assumi o programa de rádio dele e, quando ele saiu da Seleção , substituí-o lá.”, disse o Velho Lobo.

Comparação entre a Copa de 70 e a Copa de 58

O título da Copa do Mundo de 1970 não era apenas o tri do Brasil. Era também o tri de Zagallo. Como jogador, o então ponta-esquerdo “recuado” já havia sido campeão em 1958, na Suécia, e em 1962, no Chile.

PUBLICIDADE

No total, o Velho Lobo participou de sete Copas do Mundo. Tendo sido vencedor em quatro. Mas, segundo o próprio Zagallo, as Copas de 1958 e 1970 foram as mais significantes. Contudo, o ex-jogador e ex-treinador da Seleção Brasileira quis evitar comparações.

“Eu não quero compará-los. Os dois eram inacreditáveis. No entanto, o time de 58 foi muito boa porque tivemos uma defesa sensacional, um ótimo meio-campista e um ataque com Garrincha, Pelé e Vava. Ah, e tínhamos Zagallo na ponta-esquerda! (risos)“, brincou.

Confira a entrevista completa no site da FIFA.

Leia Mais