Home Futebol Brasileirão Série A: 16 clubes se unem e fazem manifesto de apoio à MP de direitos de TV, diz site

Brasileirão Série A: 16 clubes se unem e fazem manifesto de apoio à MP de direitos de TV, diz site

Torneio nacional será disputado entre agosto de 2020 e os primeiros meses de 2021

Octávio Almeida Jr
Jornalista graduado pela Universidade da Amazônia (UNAMA), 29 anos. Repórter de campo pela Rádio Unama FM em duas finais de Campeonato Paraense (anos 2016 e 2017). Repórter no site Torcedores.com desde 2018.
PUBLICIDADE

Os índices de audiência conquistados pelo SBT ao transmitir a final do Campeonato Carioca 2020, entre Flamengo e Fluminense, parece que despertou a atenção de vários clubes que integram o Brasileirão Série A deste ano. Isso porque 16 equipes divulgaram, nesta quinta-feira (16), um manifesto de apoio à Medida Provisória (MP) 984.

O documento, editado pelo presidente, Jair Bolsonaro, permite aos clubes vender os direitos de transmissão, dos jogos em que são mandantes, para quais e quantas emissoras bem entenderem. Bahia, Palmeiras, Ceará, Fortaleza, Sport, Athletico, Coritiba, RB Bragantino, Atlético-MG, Atlético-GO, Flamengo, Corinthians, Goiás, Vasco, Santos e Internacional são os clubes do Brasileirão que aderiram ao manifesto.

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes

A união ocorre um dia após a final do Cariocão 2020 ser transmitida no SBT. Ao todo, 40 clubes, entre as Séries A, B e C do torneio nacional, apoiam a MP. Os clubes argumentam que o documento impede “apagões”. Ou seja, nenhum jogo deixará de ser transmitido.

PUBLICIDADE

O segundo motivo é que a MP estimula os clubes a se unirem. O terceiro ponto é o aumento da concorrência, o que exploraria mais o potencial do futebol brasileiro.

“Os torcedores ganham com o fim dos apagões de jogos, com mais craques em campo e com um melhor espetáculo no Brasil. Os clubes ganham com mais liberdade e receitas. E o país ganha com os clubes mais sólidos financeiramente, maior geração de empregos e crescimento de impostos pagos aos governos”, diz o manifesto.

Quatro clubes do Brasileirão Série A 2020, portanto, não apoiaram o movimento. São eles, Grêmio, Fluminense, Botafogo e São Paulo.

Calendário do torneio

As séries A, B e C do Brasileirão 2020 estão programadas para começarem em agosto e terminarem apenas nos primeiros meses de 2021.

PUBLICIDADE

Veja o manifesto a seguir:

PUBLICIDADE

Leia também:

Brasileirão 2020: veja quando serão os clássicos cariocas

Brasileirão 2020: veja quando serão os clássicos paulistas

Provocação à TV Globo? Bolsonaro assiste à final do Carioca no SBT; veja imagem

PUBLICIDADE