Home Futebol 5 brasileiros que já foram treinados por José Mourinho e você não lembra

5 brasileiros que já foram treinados por José Mourinho e você não lembra

Derlei e Carlos Alberto foram algum dos jogadores nascidos no Brasil comandados pelo técnico português; relembre outros nomes

Lucas Santos
Um completo apaixonado por esportes - principalmente pelo bom e velho desporto bretão

Apesar de polêmico e da cara de poucos amigos, José Mourinho fez muito sucesso por onde passou. O estilo pragmático do Special One moldou equipes vencedoras e dominantes, colocando o nome do português no hall dos maiores treinadores que o futebol já viu.

PUBLICIDADE

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes

[DUGOUT dugout_id=eyJrZXkiOiI4eUtka0ZUZCIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==]

PUBLICIDADE

Muitos foram os craques internacionais treinados por Mourinho – entre eles brasileiros famosos como Adriano, Lúcio, Maicon, Júlio Cesar, William e Oscar. No entanto, alguns nomes podem fugir da lembrança do torcedor. Por isso, listamos 5 jogadores brasileiros que já foram comandados pelo atual técnico do Tottenham e que, provavelmente, você não se lembra.

DERLEI

Nascido em São Bernardo do Campo, na grande São Paulo, o atacante Derlei nunca foi muito conhecido pelo torcedor brasileiro. Ele, porém, fez muito sucesso em Portugal sob comando de Mourinho.

Entre 2000 e 2002, Derlei foi treinado por Mou no União Leiria, tendo feito 16 gols em 20 jogos na Liga Portuguesa. Levado pelo técnico ao Porto em 2002, fez parte da equipe bi-campeã portuguesa (2002-03 e 2003-04), campeã da Copa da UEFA (2002-03) e da Liga dos Campões (2003-04), tornando-se ídolo na cidade.

Atualmente vive em São Bernardo do Campo e tem 44 anos.

PUBLICIDADE

CARLOS ALBERTO

Revelado pelo Fluminense em 2001, Carlos Alberto logo despontou como uma futura promessa. Vendido ao Porto em 2004, o habilidoso meia apresentou bons momentos sob o comando de Mourinho.

Foram 22 jogos e 4 gols marcados, sendo um deles o que abriu o marcador para o Porto na final da Liga dos Campeões do mesmo ano contra o Monaco – este gol, inclusive, transformou Carlos Alberto no segundo jogador mais novo (19 anos, 5 meses e 15 dias) a marcar numa final do torneio europeu.

Aposentado dos gramados desde 2019, tem 35 anos e trabalhou recentemente como comentarista nos canais FOX Sports.

MANCINI

Ponta de muita força e habilidade, Mancini tornou-se objeto de desejo de vários gigantes europeus após 5 temporadas de sucesso na Roma, entre 2003 a 2008. O jogador, revelado pelo Atlético-MG em 1999, então trocou a capital italiana por Milão.

PUBLICIDADE

Na Internazionale, no entanto, a história foi diferente. Treinado por Mourinho, Mancini não teve tanto sucesso. Apesar de ter feito parte do elenco campeão italiano e da Supercopa, foram 34 jogos e apenas 1 gol marcado entre 2008 e 2010. Fora dos planos do treinador, acabou emprestado ao rival Milan em 2010.

Mancini atualmente é treinador, está sem clube e tem 39 anos.

MAXWELL

O lateral-esquerdo fez relativo sucesso na Internazionale. Em 3 anos de clube, entre 2006 e 2009, Maxwell fez 105 jogos e conquistou o tri-campeonato italiano. No último ano em terras italianas, treinado por Mourinho, foram 33 jogos, 1 gol marcado e 3 assistências.

Fora dos planos do comandante, acabou negociado com o Barcelona no final da temporada 2008-09.

PUBLICIDADE

Atualmente com 38 anos, Maxwell é dirigente do Paris Saint Germain.

KENEDY

Mais uma das crias de Xerém, o ponta-esquerda Kenedy desembarcou em Londres em 2015 para compor o elenco do Chelsea de Mourinho, numa transferência que rendeu R$ 17 milhões ao Fluminense.

Com o treinador português, porém, poucos foram os minutos em campo, sendo 8 jogos e somente 1 gol marcado. Sem muitas chances na equipe, Kenedy acabou emprestado ao Watford.

Posteriormente, já sem Mourinho no comando do Chelsea, o ponta foi emprestado para o Newcastle. Recentemente, o jogador de 24 anos retornou de um novo empréstimo, desta vez do Getafe.

PUBLICIDADE

LEIA MAIS

Premier League, Português, Italiano e MLS: saiba quais são os jogos desta terça (14)

Veja quais foram os 11 jogadores mais escalados por José Mourinho

4 jogadores brasileiros que encantaram José Mourinho

PUBLICIDADE