Home DESTAQUE Copa Sul-Americana pode mudar formato de disputa no futuro, diz site

Copa Sul-Americana pode mudar formato de disputa no futuro, diz site

Torneio internacional não se mostra rentável e traz risco de eliminação precoce aos clubes tradicionais do continente

Octávio Almeida Jr
Jornalista graduado pela Universidade da Amazônia (UNAMA), 29 anos. Repórter de campo pela Rádio Unama FM em duas finais de Campeonato Paraense (anos 2016 e 2017). Repórter no site Torcedores.com desde 2018.

A Conmebol estuda aplicar mudanças na Copa Sul-Americana e o torneio pode ser disputado da mesma forma que a Libertadores. Ou seja, com fase de grupos no começo e mata-mata posteriormente. A ideia ocorre porque times tradicionais correm risco de ser eliminados precocemente. A entidade avalia que a competição se tornaria mais rentável com as mudanças. Além disso, arrecadaria mais com direitos de transmissão. A informação é do site Globoesporte.

De acordo com o portal de notícias, as mudanças estão descartadas para 2021. Isso porque a Copa Sul-Americana foi paralisada em virtude da pandemia do coronavírus. A doença apertou o calendário.

PUBLICIDADE

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes

A edição da atual temporada pode terminar apenas no ano que vem. A tendência é que retorne em setembro. Vasco e Bahia são os times brasileiros que seguem na luta pelo título. Em 2020, o torneio é formado por 44 clubes, mais dez eliminados da Libertadores que entram a partir da segunda fase.

“A queda de grandes clubes brasileiros na primeira fase do torneio em 2020 motivou a discussão. Atlético-MG, Fortaleza, Fluminense e Goiás foram eliminados. Os times do Brasil são responsáveis por grande parte da audiência das competições sul-americanas e, portanto, rendem ganhos financeiros”, publica o veículo, nesta sexta-feira (3).

PUBLICIDADE

A Copa Sul-Americana é disputada desde 2002, sempre no formato mata-mata. A primeira edição não teve clubes do futebol brasileiro. De acordo com o Globoesporte, a Conmebol, oficialmente, diz que sempre avalia mudanças para “melhorar seus campeonatos, mas hoje não há nada concreto”.

Leia também:

Galvão define como “linda” homenagem feita pela Conmebol e diz: “não esperava”

Copa do Mundo 2022: eliminatórias sul-americanas devem começar em setembro, diz Conmebol

PUBLICIDADE

Libertadores: final do torneio pode ser disputada em janeiro de 2021, diz Conmebol