Home Futebol Há 11 anos Corinthians batia Inter e faturava Copa do Brasil de 2009

Há 11 anos Corinthians batia Inter e faturava Copa do Brasil de 2009

No dia 1º de julho de 2009 o Corinthians conquistava o tricampeonato da Copa do Brasil

Flavio Souza
Formado em Gestão de TI e cursando Jornalismo. Desde 2006 escrevo sobre esportes em geral, ingressando em dezembro de 2018 no site Torcedores.com, onde atualmente exerço função de Colaborador Sênior. Atualmente meu foco é no futebol brasileiro e internacional, mas procuro falar sobre outras modalidades, como esportes olímpicos, por exemplo. Meu foco é trazer informações relevantes sobre os clubes fora de campo, como entrevistas, análises financeiras, desempenho das equipes em redes sociais e análises táticas.

Depois de sete anos, o Corinthians voltava a vencer a Copa do Brasil em 2009. O 3º título foi conquistado com um empate em 2 a 2 contra o Internacional, em pleno Beira-Rio. A conquista marcou o segundo título de Ronaldo Fenômeno com a camisa do clube e também fez com o que o time garantisse vaga para disputar a Libertadores no ano do seu Centenário.

PUBLICIDADE

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes

[DUGOUT dugout_id=eyJrZXkiOiJZamV3M2wybyIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==]

Campanha na Copa do Brasil

A vaga na final contra o Internacional foi conquistada após uma campanha com cinco vitórias, quatro empates e apenas uma derrota. O time enfrentou e eliminou o Itumbiara-GO, Misto-MS, Athletico Paranaense, Fluminense e Vasco.

PUBLICIDADE

Na 1ª partida da final o Alvinegro construiu importante vantagem, ao vencer o confronto pelo placar de 2 a 0 (gols de Jorge Henrique e Ronaldo Fenômeno).

Com a vantagem construída no confronto de ida, o time de Mano Menezes teve tranquilidade o jogo de volta. Melhor em campo, o Timão marcou dois gols antes dos 30 minutos de jogo. Jorge Henrique abriu o placar aos 20 minutos e aos 28 minutos André Santos aumentou a vantagem do Timão.

No segundo tempo o Internacional foi para o “tudo ou nada” e conseguiu o empate, com Alecsandro marcando duas vezes (26 e 30 minutos). Mas a missão gaúcha era complicada para conseguir a virada, já que precisava marcar mais três gols para garantir o título. E a situação ficou ainda pior quando D’Alessandro levou o cartão vermelho, deixando o Colorado com um jogador a menos.

Com isso o Corinthians apenas controlou o jogo até o apito final e a confirmação do título.

PUBLICIDADE

Ficha Técnica

Local: Beira-Rio, Porto Alegre
Árbitro: Ricardo Ribeiro (MG)
Auxiliares: Alessandro Álvaro Rocha de Matos (BA) e Roberto Braatz (PR)
Público: 50.286
Renda: R$ 754.460,00
Cartões amarelos: André Santos, Jorge Henrique (Corinthians), Bolívar, Índio, D’Alessandro e Taison (Internacional)
Cartões vermelhos: D’Alessandro (Internacional), Elias (Corinthians)
Gols: Jorge Henrique, aos 20min, e André Santos, aos 28min, do primeiro tempo; Alecsandro, aos 25min e 29min do segundo tempo.

Internacional
Lauro, Bolívar (Danilo Silva), Índio, Danny Morais e Kleber; Glaydson (Alecsandro), Guiñazu, Magrão e D’Alessandro; Taison (Andrezinho) e Nilmar
Técnico: Tite

Corinthians
Felipe, Alessandro, Chicão, William e André Santos (Diego); Cristian (Boquita), Elias e Douglas; Jorge Henrique, Ronaldo e Dentinho (Jean);
Técnico: Mano Menezes

Estreia de R9 pelo clube

O Fenômeno estreou pelo Corinthians na estreia contra o Itumbiara-GO. Visivelmente acima do peso, muitos duvidavam que R9 ainda poderia dar retorno técnico. Mas o atacante mostrou sua qualidade, marcando três gols na competição.

PUBLICIDADE

O posto de artilheiro na Copa do Brasil pelo clube foi dividido com André Santos, Chicão, Dentinho e Jorge Henrique, todos com três gols marcados no torneio.

O título marcou sua segunda conquista pelo clube, já que antes ele foi vital na conquista do Campeonato Paulista do mesmo ano.

Mais um capítulo da rivalidade Corinthians x Internacional

A final contra o Colorado reacendeu a rivalidade entre os clubes. Em 2005 os dois times disputavam palmo a palmo o título do Campeonato Brasileiro. E o Internacional reclama muito de uma possível penalidade que não foi marcada a seu favor.

Tinga foi expulso por simulação e o jogo terminou com empate de 1 a 1. Caso tivesse vencido o jogo fora de casa, o Internacional teria empatado com o Corinthians na liderança da competição, deixando a disputa ainda mais acirrada.

PUBLICIDADE

LEIA MAIS:

Pedrinho, Gustagol e mais; saiba quanto o Corinthians já faturou na venda de atletas em 2020

Venda de Gustagol renderá boa quantia para o Corinthians e deve ser “respiro” nas finanças