Home Futebol Depressão: 5 jogadores que já sofreram com a doença e você não sabia

Depressão: 5 jogadores que já sofreram com a doença e você não sabia

Aniversariante desta terça-feira (14), Nilmar teve problemas no Santos em 2017 por causa da doença. Ronaldo também já sofreu com isso

Rafael Alves
Colaborador do Torcedores

Ex-atacante de Internacional, Corinthians e Lyon, o atacante Nilmar comemora o seu 37º aniversário nesta terça-feira (14). Considerado uma das maiores joias do futebol brasileiro na década passada, o jogador foi um dos grandes casos de estrelas que já relataram que sofreram com a depressão, doença que afeta uma grande parcela da sociedade e que, segundo estudos, tem sintomas em 38% dos jogadores de futebol do Brasil.

PUBLICIDADE

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes

Nilmar já detalhou como sofreu com a doença após ficar 14 meses sem jogar. Isso afetou seu trabalho durante passagem pelo Santos, que acabou por causa da depressão. ”Você não consegue sair, por mais que você lute, mais triste você fica, mais angústia… Só quem enfrentou, quem viveu próximo a isso, e o atleta profissional tem essa imagem de ser um super-herói”, comenta.

PUBLICIDADE

Pensando no impacto da doença no mundo do futebol, o TORCEDORES listou outros quatro casos de depressão que afetaram grande jogadores do Brasil.

Ronaldo Fenômeno – Um dos maiores nomes do futebol nacional que já sofreu com a doença, o atacante da Seleção nas Copa do Mundo de 1994, 1998, 2002 e 2006 relatou isso ao Esporte Espetacular. “No meu caso era muito difícil a incerteza, porque era uma lesão sem precedentes. Então, a gente não tinha referência de como fazer o tratamento e essa incerteza diariamente era terrível. Mas aí você vai vendo a evolução do seu quadro diariamente, e isso vai te dando esperança. Eu acho que você tem que se apegar às coisas positivas da recuperação e aí manter o foco”, disse.


[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJjTGZkYnpKdiIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]


Thiago Ribeiro – Ex-São Paulo, Atlético Mineiro e Santos já relatou que sofreu com a depressão em 2013. “Você sente uma tristeza, parece que nada te deixa feliz, nada te deixa animado. Tem gente que pensa que isso é frescura, que é coisa da cabeça da pessoa. Mas quem passa sabe que não é. Em duas semanas eu perdi sete quilos”, disse recentemente em matéria ao Esporte Espetacular.

PUBLICIDADE

Pedrinho – Ídolo do Vasco da Gama também já sofreu com depressão. O ex-meia vivia lesionado e, além de ter que lidar com a ausência das partidas, tinha que lidar com cobrança por não jogar por falta de vontade. “Você ter que provar honestidade é muito ruim, né? Você tem que ficar provando que está machucado, que aquilo é real, que você está com depressão. É difícil você ter cabeça para conviver com essa situação. Só que é assim, é o preço que a gente paga”, comenta.

Cicinho – Campeão do mundo com o São Paulo, passagem pela seleção brasileira e ex-Real Madrid. A carreira do lateral-direito também sofreu com depressão no melhor momento da carreira, atuando pelos Galáticos do time merengue. “Eu olhei e falei: tá, e agora? O que vou fazer com isso? Foi onde começou o pensamento: eu não preciso treinar como treinava no São Paulo porque eu já estou no Real Madrid. Eu não preciso mais concentrar para um jogo como antes porque já estou na seleção brasileira”.

VEJA TAMBÉM:

PUBLICIDADE

8 famosos do futebol que são fãs de rock e talvez você não saiba

Dentista, fuzileiro e mais: 7 árbitros de futebol que têm segundas profissões curiosas