Home Futebol Há 31 anos Brasil batia Uruguai no Maracanã, conquistava título, mas não apagava ‘Maracanazzo’

Há 31 anos Brasil batia Uruguai no Maracanã, conquistava título, mas não apagava ‘Maracanazzo’

Ideia foi levar jogos principais para o estádio para que a Seleção levasse título por lá

Matheus Camargo
Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), colaborador do Torcedores.com desde 2016. Radialista na Paiquerê 91,7.

O Maracanã foi o palco da maior tristeza da história do futebol brasileiro, a derrota na final da Copa do Mundo de 1950 para o Uruguai, por 2 a 1, após o Brasil massacrar os adversários no Mundial.

PUBLICIDADE

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes
https://www.facebook.com/TorcedoresOficial

[DUGOUT dugout_id=eyJrZXkiOiJLQWdQZjNueiIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==]

PUBLICIDADE

Mas em 1989, 39 anos depois, a CBF conseguiu que o Brasil fosse sede da Copa América e traçou um plano para que o primeiro torneio com sede fixa no país fosse decidido mais uma vez no Maracanã, na tentativa de ao menos amenizar o fantasma da Copa do Mundo de 1950.

A Seleção iniciou o torneio no nordeste e não foi bem em seus três primeiros jogos em Salvador, quando venceu com dificuldades a Venezuela, por 3 a 1, e empatou por 0 a 0 Peru e repetiu o placar contra a Colômbia.

Apenas no quarto jogo o Brasil convenceu com uma vitória por 2 a 0 sobre o Paraguai, agora no Recife, conseguiu a classificação para a segunda fase e foi para o Rio de Janeiro.

O torneio foi decidido em um quadrangular final e o Brasil abriu os trabalhos, já no Maracanã com um 2 a 0 acachapante sobre a Argentina, contando com golaço de voleio de Bebeto. Assista:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

A Seleção então voltou a encarar o Paraguai e venceu por 3 a 0, chegando à partida decisiva, no mesmo Maracanã, contra ninguém menos que o Uruguai, algoz da Copa de 1950.

A equipe uruguaia havia repetido os mesmos resultados do Brasil – 3 a 0 e 2 a 0 – então o confronto que encerraria o quadrangular se tornou uma final, já que quem vencesse ficaria com a taça.

A partida foi equilibrada do início ao fim, mas o Brasil conseguiu o gol que deu o título já no segundo tempo, aos 4 minutos, quando Romário aproveitou cruzamento de Mazinho e cabeceou para o fundo das redes. Assista:

Mesmo com a tentativa, a conquista da Copa América de 1989 ficou longe de apagar qualquer fantasma, mas apresentou a dupla Bebeto e Romário em sintonia total, que se repetiria em 1994 e levaria o Brasil ao tetracampeonato mundial.

PUBLICIDADE

Escalação do Brasil contra o Uruguai: Taffarel; Aldair, Ricardo Gomes e Mauro Galvão; Mazinho, Silas (Alemão), Dunga, Valdo (Josimar) e Branco; Bebeto e Romário.

Leia mais:
Governo se complicou e Brasil quase não sediou Copa de 50 por não seguir “padrões FIFA” mesmo como candidato único