Home Futebol Há 38 anos Brasil vencia a Argentina de Maradona na Copa de 1982 e enchia país de esperança

Há 38 anos Brasil vencia a Argentina de Maradona na Copa de 1982 e enchia país de esperança

Talentosa seleção passou por cima da rival e aumentou sonho do tetra

Matheus Camargo
Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), colaborador do Torcedores.com desde 2016. Radialista na Paiquerê 91,7.

O Brasil que disputou a Copa do Mundo de 1982 é, para muitos, a melhor seleção a jamais ter vencido um Mundial. Com craques como Leandro, Junior, Toninho Cerezo, Falcão, Sócrates e Zico, passou por cima dos rivais até parar na Itália de Paolo Rossi na segunda fase.

PUBLICIDADE

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes
https://www.facebook.com/TorcedoresOficial

[DUGOUT dugout_id=eyJrZXkiOiJ4Z0FWcHJhayIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==]

PUBLICIDADE

O jogo mais memorável para os brasileiros foi no dia 2 de junho de 1982, quando o Brasil passou por cima da Argentina no estádio de Sarriá, venceu por 3 a 1 e encheu o país de esperança pelo tetracampeonato mundial.

A partida ficou ainda mais lembrada pelo terceiro gol brasileiro, marcado por Junior. O então lateral recebeu lindo lançamento de Zico, tocou na saída do goleiro e sambou na comemoração. Relembre:

Logo após a vitória o Brasil enfrentou a Itália precisando apenas de um empate para chegar à semifinal da Copa do Mundo, mas perdeu por 3 a 2 com três gols de Paolo Rossi e foi eliminado.

O caminho de 1982 e a vitória sobre a Argentina

PUBLICIDADE

O Brasil passou por cima de todos os rivais na primeira fase da Copa do Mundo de 1982 e encantou quem acompanhava a competição.

Na estreia venceu a poderosa União Soviética por 2 a 1 com gols de Sócrates e Éder após sair atrás do placar.

Na segunda partida encarou a Escócia e goleou por 4 a 1 com gols de Zico, Oscar, Éder e Falcão.

A fase de grupos terminou com mais uma goleada, dessa vez sobre a Nova Zelândia, por 4 a 0, com dois gols de Zico, um de Falcão e um de Éder.

PUBLICIDADE

A segunda fase era dividida em grupos de três seleções, em que apenas as líderes de cada chave avançavam para a semifinal. O Brasil caiu no grupo de Argentina e Itália e arrancou para a classificação com vitória magistral sobre o rival sul-americano por 3 a 1.

Além do já citado gol de Júnior, Zico e Serginho Chulapa marcaram. Ramón Díaz marcou para a Argentina e Diego Maradona, craque da equipe, foi expulso.

Assista aos melhores momentos de Brasil 3 x 2 Argentina:

o Brasil ainda contou vitória magra de 2 a 1 da Itália sobre a Argentina e precisava de apenas uma igualdade com os italianos para avançar para a semifinal por ter melhor saldo de gols, mas perdeu por 3 a 2 com três gols de Paolo Rossi e foi eliminado.

PUBLICIDADE

Leia mais:
Mais de um por jogo: quem são os jogadores com melhor média de gols pela Seleção Brasileira?