Home Futebol Leão #71: carreira como treinador foi marcada por polêmicas com dirigentes, torcedores e imprensa

Leão #71: carreira como treinador foi marcada por polêmicas com dirigentes, torcedores e imprensa

Apesar de grandes passagens por clubes como São Paulo, Leão viu marcado como uma das personalidades fortes com um temperamento explosivo

Luis Feitosa
Jornalista graduado e amante de futebol e futebol americano

Grande goleiro, grande treinador, mas polêmico e indigesto para muitos no meio do futebol. Essa é Emerson Leão que completa 71 anos neste sábado e tem uma das carreiras mais marcantes do futebol brasileiro. Com um temperamento forte, o paulista de Ribeirão Preto fez de tudo enquanto comandava as equipes e até briga com craques arrumou.

PUBLICIDADE

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes

[DUGOUT dugout_id=eyJrZXkiOiJVTmJhMjdSQiIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==]

Em celebração a mais um aniversário do ex-treinador, o Torcedores relembra cinco grandes polêmicas que cercaram a carreira de Leão nos vários clubes em que passou.

PUBLICIDADE

Briga com Falcão e Luizão

Apesar de Paulo Autuori ser o grande técnico do São Paulo campeão da Libertadores e do Mundial de 2005 foi Leão que montou a base do time. Sob o comando do experiente treinador, o Tricolor foi campeão do Paulistão, mas a conquista marcou o fim da passagem do treinador pelo clube.

Com a saída da equipe paulista, problemas internos com Luizão e Falcão foram revelados pelos próprios jogadores que não tiveram vida fácil com o ex-goleiro. Luizão até chegou a sair do clube por medo do treinador continuar na equipe até o fim do anos e o craque do futsal alegava diferença no tratamento para se adaptar ao futebol de campo.

Agressão a repórter

PUBLICIDADE

Leão viveu uma relação de amor e ódio com a imprensa. Entre inúmeras críticas e debates acalorados, o treinador acabou agredindo alguns profissionais de comunicação. Já no final da carreira como treinador, o ex-goleiro estava no Goiás em 2010 após sua equipe empatar em 2 a 2 com o Vitória na Bahia acabando disparando um soco contra um repórter. A confusão envolveu jogadores que participaram da briga generalizada e resultou em dois jogos de gancho para o técnico.

Salários atrasados

Viver no limite parecia ser um dos grandes ‘hobbys’ de Leão. Em 2008, o treinador que estava no Al-Saad do Catar aproveitou a folga e retornou para o Santos em busca de cobrar salários atrasados da equipe. No entanto, o que poderia ser resolvido simplesmente com o pagamento acabou virando uma cilada para o treinador que foi cercado por um ex-segurança e integrantes de uma torcida organizada que chegaram a arremessar uma barra de ferro com concreto na ponta. Menos mal que para o treinador sobrou apenas ferimentos leves.

Gás de pimenta

PUBLICIDADE

Nem a campanha do Santos no Brasileirão em 2002 foi tranquila para Leão. Em uma das partidas da equipe fora de casa, o Peixe enfrentou o Paysandu e acabou sendo derrotado por 2 a 1. O segundo gol do time da casa foi questionado pelos jogadores e o treinador que pediam irregularidade e o temperamento explosivo do comandante fez com que ele fosse cobrar dentro do campo a arbitragem. A confusão acabou envolvendo policiais que dispararam gás de pimenta contra o santista.

Problemas com argentinos

Nem o título do Brasileirão conquistado pelo Corinthians em 2005 fez Leão mudar seu pensamento sobre argentinos. Com Tevez e Mascherano sendo alguns dos principais nomes da conquista, o treinador que chegou ao clube do Parque São Jorge na temporada 2006 para substituir Geninho afirmou que não gostava de hermanos e retirou a faixa de capitão de Carlitos por “não dizer o que o atacante falava”.

PUBLICIDADE

LEIA MAIS:

Brasil de Leão e Leomar: Por onde andam os jogadores da polêmica Seleção que disputou a Copa das Confederações de 2001?

Falcão x Leão: troca de acusações, frustração e uma dúvida que se mantém até hoje

Leão critica Neymar e fala sobre Jorge Jesus: “Treinador de time rico”

PUBLICIDADE