Home Futebol Muita diferença? veja e compare os valores da seleção brasileira em 2010 e 2020

Muita diferença? veja e compare os valores da seleção brasileira em 2010 e 2020

De candidato ao título a decepção na Copa do Mundo de 2010, seleção brasileira passou por grande reformulação com quase todos os nomes aposentados

Luis Feitosa
Jornalista graduado e amante de futebol e futebol americano
PUBLICIDADE

A seleção brasileira era uma das principais equipes da Copa do Mundo de 2010 e uma grande candidata ao título. No entanto, uma atuação desastrosa no segundo tempo diante da Holanda acabou tirando o sonho do hexacampeonato. Depois da derrota na África do Sul, muitos jogadores vestiram a amarelinha e atualmente o time é muito diferente tanto em nomes como em valores.

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes

[DUGOUT dugout_id=eyJrZXkiOiJvenFWZGlVOSIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==]

De acordo com o site Transfermarkt, especializado em valores do mercado do futebol, 34 jogadores foram convocados pelo técnico Dunga e por Mano Menezes. Com o ex-volante, a seleção disputou amistosos preparatórios e a Copa do Mundo da África do Sul. Por outro lado, com o comandante ex-Corinthians a amarelinha enfrentou apenas os amistosos após a demissão de Dunga com a eliminação do mundial.

PUBLICIDADE

Com a média de idade de 26,8, a seleção brasileira era avaliada em 470,6 milhões de euros. Entre nomes consagrados e jogadores que ainda não haviam atingido o ápice, a equipe de Dunga tinha Kaká como o nome mais caro (50 milhões de euros) devido a recente transferência do meia que havia deixado o Milan e chegado ao Real Madrid. Além dele, a defesa com Julio César (25 mi), Daniel Alves (30 mi) e Maicon (30 mi) era uma das principais apostas para ser destaque na Copa.

Dez anos depois, o Brasil tem uma seleção totalmente reformulada e com grandes diferenças em valores. Uma década depois o mercado de transferências sofreu uma mudança brusca e teve uma nova geração que inflacionou todo o mercado. Com alguns nomes experientes, a seleção brasileira atual de Tite que conta com 24 nomes que juntos somam mais de 895 milhões de euros. O título mais relevante para time do gaúcho foi a conquista da Copa América em 2019, mas todos os brasileiros são protagonistas em suas equipes e isso faz com que as cifras aumentem cada vez mais. Com Neymar encabeçando a lista dos mais caros (128 milhões de euros), o time tem nove jogadores que custam acima de 50 milhões de euros. Uma das principais diferenças também é que a presença de jogadores da atual geração em grandes clubes europeus é maior do que em 2010.

Veja a lista com alguns jogadores que eram e são destaques nas seleções brasileiras de 2010 e 2020:

Em 2010

Kaká – Real Madrid – 50 milhões de euros

PUBLICIDADE

Maicon – Inter de Milão – 30 mi de euros

Daniel Alves – Barcelona – 30 mi de euros

Robinho – Manchester City – 28 mi de euros

Luis Fabiano – Sevilla – 28 mi de euros

PUBLICIDADE

Em 2020

Neymar – PSG – 128 mi de euros

Roberto Firmino – 72 mi de euros

Casemiro – Real Madrid – 64 mi de euros

PUBLICIDADE

Coutinho – Bayern de Munique – 56 mi de euros

Fabinho – Liverpool – 56 mi de euros

LEIA MAIS:

PUBLICIDADE

Corinthians e seleção brasileira: relembre cinco goleiros que vestiram as duas camisas

O 7 a 1 amenizou a eliminação do Brasil na Copa do Mundo de 2010?

Copa do Mundo 2010: cinco fatos que ninguém esquece do torneio da África do Sul