Home Outros Esportes O que esperar na nova temporada da MLB

O que esperar na nova temporada da MLB

Quais as mudanças de regras e o que esperar dos times na temporada 2020 da MLB

Thais May Carvalho
Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e mestranda de Ciências da Comunicação na Universidade de São Paulo, sou colaboradora do Torcedores.com desde 2020. Escrevo sobre diversas modalidades, com foco mais voltado para futebol americano, beisebol, surfe, tênis, futebol, hóquei no gelo e basquete.

No próximo dia 23 de julho (quinta-feira) finalmente começará a nova temporada da Major League Baseball, com os confrontos entre Yankees x National e Giants x Dodgers.

PUBLICIDADE

Depois de um training camp curto e dividido em duas partes, os 30 times da MLB terão um ano reduzido, com 60 jogos, ao invés dos usuais 162. Para reduzir as grandes viagens (que apresentam um maior risco de contaminação aos atletas e comissões por conta da COVID-19), cada equipe duelará somente com os times da própria divisão (leste, oeste ou central) e com a divisão correspondente na outra liga (Americana ou Nacional). Dessa forma, o Boston Red Sox, por exemplo, jogará 40 vezes contra Yankees, Rays, Blue Jays e Orioles, todos pertencentes à Liga Americana leste, e terá mais 20 confrontos com Mets, Nationals, Braves e Marlins, da Liga Nacional leste.

Por conta disso, cada partida terá um peso muito grande. Além de dois terços das partidas serem contra seus rivais diretos na corrida pelos playoffs, neste ano a possibilidade de acontecer aquela milagrosa campanha salvadora depois da metade da temporada é improvável. Assim, ter um começo forte e se manter consistente será essencial na corrida pelo título.

PUBLICIDADE

Além da mudança no calendário, outras três regras foram alteradas para 2020. A Liga Nacional passará a ter um rebatedor designado, caso o jogo vá para as entradas extras, os innings começarão com um jogador na segunda base e os arremessadores que entrarem no decorrer da partida, precisarão enfrentar ao menos três rebatedores (a não ser que a entrada acabe antes). Essas mudanças podem ser difíceis de encarar para aqueles torcedores mais tradicionais, mas a ideia por trás delas é de acelerar o ritmo das partidas.

Mesmo com todas as medidas de proteção estabelecidas pela MLB, como jogar em estádio vazios, fazer testes para COVID-19 dia sim/dia não, a proibição de cuspir em campo e a diminuição de viagens, alguns atletas de peso já descartaram sua participação nesta temporada. Entre eles vale destacar Buster Posey, dos Giants, David Price, dos Dodgers, Ian Desmond, dos Rockies, e Ryan Zimmerman, dos Nationals.

Crédito: Foto: Lorie Shaull

Com todas essas mudanças para 2020, qual time se destacará?

Um time interessante de assistir será o Los Angeles Angels. Eles contam com a chegada do técnico Joe Maddon, Anthony Rendon (campeão com os Nationals) e a volta do japonês Shohei Ohtani ao montinho. Outra equipe que pode surpreender alguns fãs é o Tampa Bay Rays. Em 2019 eles já fizeram uma temporada competitiva, tendo bons jogadores no ataque e um dos melhores grupos de arremessadores. Porém, a competição na AL leste será intensa contra o New York Yankees, que tem o ataque mais explosivo do beisebol e ainda contrataram o arremessador titular Gerrit Cole. Na Liga Americana ainda vale prestar atenção no Minnesota Twins, no Oakland A`s e no Houston Astros, que tenta espantar toda sombra da investigação de roubo de sinais.

Já na Liga Nacional, destaque para o Los Angeles Dodgers, que nos últimos anos tem chegado muito perto de serem campeões. Esse ano, eles adicionaram o MVP Mookie Betts ao seu elenco já estrelado. A corrida para chegar à World Series deve passar pelo Washington Nationals, que permanece praticamente igual ao time que foi campeão na temporada passada. Também vale a pena prestar atenção no San Diego Padres, que conta com Manny Machado, Fernando Tatis Jr e um bom bullpen, no New York Mets, que tem a volta de Yoenis Céspedes e o novo técnico Luis Rojas, no Cincinnati Reds, que contratou Mike Moustakas e Nick Castellanos, e no Philadelphia Phillies, que trouxe Joe Girardi para comandar a equipe.

PUBLICIDADE