Home Futebol Palmeiras: Coordenador científico explica monitoramento de casos de coronavírus

Palmeiras: Coordenador científico explica monitoramento de casos de coronavírus

Verdão teve cinco casos detectados da Covid-19 entre seus jogadores

Victor Martins
De Santo André-SP, formado em Jornalismo pela Unversidade Metodista de São Paulo (classe de 2010-13), trabalhando no Torcedores desde janeiro de 2016 (ou algo neste sentido). Iniciado na profissão desde meados de 2006, ao fazer a cobertura da Copa do Mundo da Alemanha para o site Abolanet. cobrindo jogos e os destaques de algumas seleções durante o evento, e posteriormente trabalhando neste até cerca de 2007. Entre os anos de 2008 e 2015, trabalhei para uma agência de notícias que produziu conteúdo para diversas páginas. Destas, principalmente a da Federação Paulista de Futebol, fazendo serviços de placar ao vivo das mais diversas competições (nacionais e internacionais) e serviços de pós-jogo focados nos clubes de São Paulo Desde 2016 venho trabalhando no Torcedores, onde venho desempenhando uma série de funções dentro do site, como setorista de clubes do futebol brasileiro e de outros esportes (MMA), além de trabalhar em várias partes do organograma da página. Atualmente, exerço trabalho na cobertura de futebol nacional e internacional, com a criação de matérias sobre clubes e jogadores, além de produção de guias de TV (onde assistir aos jogos) das partidas dos mais variados torneios no Brasil e no mundo

O Palmeiras tem, assim como todos os outros times, convivido com a possibilidade de contaminação de seus atletas por coronavírus. Até o momento, cinco atletas já tiveram a Covid-19 detectada em exames, um deles já após o retorno aos treinos na Academia de Futebol.

PUBLICIDADE

[DUGOUT dugout_id= “eyJrZXkiOiJDbXhSRHAzViIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes
https://www.facebook.com/TorcedoresOficial

Desde o começo dos testes, um jogador foi detectado com contaminado e outros três que já tinham manifestado a doença, mas já estão recuperados. O clube não revela os nomes dos atletas que tiveram o coronavírus e tem preparado uma programação especial para estes atletas.

PUBLICIDADE

“O protocolo que adotamos aqui no Palmeiras é que o atleta que está assintomático fica em isolamento, fazendo treinamentos físicos moderados. É parecido com o que fizemos até o fim do mês passado, de forma virtual. Eles recebem um programa de treinamento e até se apresentando para treinos remotos em tempo real. Se apresentar sintomas, eles reduzem ou cessam a carga de trabalho e ficam em repouso”, disse Daniel Gonçalves, coordenador científico do Alviverde, ao Lance!

Além do monitoramento dos treinos, os atletas também passam por testes para avaliar se tiveram sequelas do vírus em seu organismo. Gonçalves revelou que os jogadores que tiveram o coronavírus detectado chegaram a ter algum comprometimento cardiorrespiratório, mas já estão devidamente recuperados e sem qualquer problema para treinar.

“Percebemos perda de condicionamento cardiorrespiratório, que pode ser ocasionado pelo longo tempo sem treinos. Dos três, um não teve perda alguma, outro bem pequena e o terceiro uma perda maior. Fizemos uma pesquisa minuciosa, vendo essa questão cardiorrespiratória, a função fisiológica, com exames de sangue e não vimos qualquer alteração clínica derivada do vírus. Temos percebido progresso, mas é cedo para refazer os testes porque são muito sensíveis e não teriam modificações significativas em curto espaço de tempo”, explicou.

Além de jogadores, funcionários do clube também tiveram o coronavírus constatado em testes. Dois foram afastados e um está recuperado.

PUBLICIDADE

LEIA MAIS

Mattos revela que estrutura do Palmeiras era precária em sua chegada: “Uma das piores que conheci”

(Crédito da foto: Divulgação/Site Oficial do Palmeiras)