A longa paralisação por conta da pandemia de Covid-19 transformou o calendário do futebol brasileiro em 2020 e pode seguir interferindo nas temporadas seguintes. De acordo com o blog do Marcel Rizzo, do UOL Esporte, a paralisação pode resultar na diminuição dos Estaduais, algo que a CBF já planeja há algum tempo.
Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram
[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJPZ3ZlUUlWSCIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]
A diminuição já havia começado em 2019. Porém, na ocasião, a redução ocorreu em apenas duas datas, de 18 para 16, algo considerado irrisório. A ideia da CBF é espremer ainda mais os Estaduais e ela conta com apoio da Globo. No entanto, Federações e clubes menores são a outra força da queda de braço.
O plano é realizar uma redução drástica dos Estaduais em 2022. Isso porque a Fifa determinou que os jogadores se apresentem em suas seleções, para a disputa da Copa do Mundo do Qatar, até o dia 14 de novembro. Sendo assim, não só os regionais, porém toda a temporada brasileira teria de ser modificada. Vale lembrar que, por conta do calor, a Copa de 2022 será realizada entre novembro e dezembro.
De acordo com a publicação do blog, três possibilidades são analisadas. São elas:
1 – Iniciar os Estaduais 2021 na semana seguinte ao Brasileirão e com os times utilizando a base;
2 – Iniciar os Estaduais 2021 em janeiro e intercalar com possíveis datas livres do Brasileirão e, consequentemente, com os times das Séries A e B utilizando a base;
3 – Reduzir consideravelmente os Estaduais com sua realização entre março e maio apenas, tendo os times principais em campo.
LEIA MAIS
Turner terá 20 jogos transmitidos nas dez primeiras rodadas do Brasileirão 2020; veja quais
Globo terá 20 jogos transmitidos nas primeiras dez rodadas do Brasileirão 2020; veja quais
MP revoga proibição de patrocínios de empresas de comunicação; veja o que muda

