Home Automobilismo Qual foi o último ano que o Brasil ficou sem uma prova de F1?

Qual foi o último ano que o Brasil ficou sem uma prova de F1?

Grande Prêmio do Brasil integra cronograma da Fórmula 1 desde os anos 70

Cido Vieira
Jornalista graduado no Centro Universitário Uninter. Trabalho no Torcedores.com desde 2017, desempenhando a função de redator. Sou setorista do futebol pernambucano em rádios locais e um verdadeiro apaixonado pelo esporte bretão.

A pandemia do coronavírus acabou impactando diretamente as competições esportivas. Na Fórmula 1 não foi diferente. Com um calendário totalmente readequado, a franquia não só teve que remanejar algumas provas, como decidir pela suspensão de GPs. Na última sexta-feira (24), foi oficializado que o Grande Prêmio de Interlagos não será realizado este ano por conta do Brasil ainda vivenciar um cenário delicado na luta contra a Covid-19.

PUBLICIDADE

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes

Além do Brasil, México e Estados Unidos também não receberão provas nesta temporada justamente por também figurarem entre os principais epicentros da pandemia do coronavírus.

O cancelamento do GP de Interlagos ocorre pela primeira vez desde 1973, quando o país passou a receber o evento. No total, o Brasil já recebeu 48 provas da principal categoria do automobilismo mundial – de forma ininterrupta. Destas, 38 ocorreram em Interlagos e outras 10 foram realizadas no antigo autódromo de Jacarepaguá no Rio, local que hoje abriga o Parque Olímpico da Barra.

PUBLICIDADE

Este é o último ano do contrato atual da Fórmula 1 com a organização do GP do Brasil em São Paulo. A empresa responsável pela construção do novo autódromo no Rio de Janeiro entrou na disputa para levar o evento para a capital carioca a partir de 2021. Porém, a obra ainda não foi iniciada.

Em maio, a empresa realizaria uma audiência pública para apresentar dados necessários para o desenvolvimento da obra, mas a reunião foi suspensa pela Justiça do Rio, por intermédio de uma liminar.

SUBSTITUTOS

Os GPs do Texas, Cidade do México e Interlagos, programados para o fim de outubro e início de novembro foram substituídos por Nürburgring (Alemanha), Ímola (Itália) e Algarve (Portugal) entrarão no lugar deles no calendário. A temporada de 2020 seria a maior da história da F1, com a realização de 22 GPs, mas a pandemia do coronavírus acabou mudando drasticamente os planos dos organizadores.

PUBLICIDADE

O Canadá também foi cortado da temporada 2020 de Fórmula 1.

O ano de 2020 representaria a maior temporada da história da F1, com um planejamento inicial de 22 GPs ao longo do ano. Porém, o impacto da pandemia da Covid-19 tornou o mundial desse ano uma grande dúvida, principalmente sobre o número de provas que seriam disputadas.

LEIA MAIS: