Home Futebol Quem foi Mirandinha, ex-Santos e Palmeiras e primeiro brasileiro a jogar o Campeonato Inglês?

Quem foi Mirandinha, ex-Santos e Palmeiras e primeiro brasileiro a jogar o Campeonato Inglês?

Atacante saiu do interior do Ceará para fazer história

Matheus Camargo
Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), colaborador do Torcedores.com desde 2016. Radialista na Paiquerê 91,7.
PUBLICIDADE

O atacante Mirandinha foi contratado pelo Newcastle junto ao Palmeiras em 1987 e fez história ao ser o primeiro brasileiro a atuar profissionalmente no Campeonato Inglês.

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes
https://www.facebook.com/TorcedoresOficial

[DUGOUT dugout_id=eyJrZXkiOiI4VWI1NEdyWiIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==]

PUBLICIDADE

O jogador fardou a camisa 10 dos Magpies durante duas temporadas e marcou 21 gols em 60 jogos disputados. Relembre um dos gols do jogador pelo clube inglês:

Mirandinha se destacou no Palmeiras vice-campeão paulista de 1986 e marcou 25 gols em 31 jogos. Começou 1987 como titular, mas logo participou da transferência histórica para o futebol brasileiro.

Mas quem foi Mirandinha?

PUBLICIDADE

O ex-atleta do Palmeiras foi o segundo Mirandinha a se destacar no Brasil. O primeiro deles, Sebastião Miranda da Silva, passou por Corinthians e São Paulo na década de 70, enquanto o terceiro, Isaílton Ferreira da Silva, se destacou no Corinthians na década de 90.

O Mirandinha em questão, Francisco Ernandi Lima da Silva, nasceu em Chaval, no interior do Ceará, e começou a carreira no Ferroviário em 1977. Passou pela Ponte Preta após deixar o futebol cearense e foi contratado pelo Botafogo em 1981.

O jogador rodou ainda por Náutico e Portuguesa antes de voltar aos principais clubes do país, já que em 1985 assinou com o Santos.

Ficou no clube por pouco tempo e logo foi para o Cruzeiro, onde se destacou e chamou a atenção do Palmeiras.

PUBLICIDADE

Forma dois anos no alviverde até a ida ao Newcastle, onde se destacou até 1989. Assim que acabou seu contrato, Mirandinha decidiu voltar ao Brasil e foi recontratado pelo Palmeiras, que ficou com o atacante até 1991.

O atleta passaria ainda por Coritiba, Corinthians e Belenenses, rodaria pelo futebol japonês, onde defendeu Shimizu S-Pulse e Shonan Bellmare entre 1992 e 1995, e encerraria a carreira em 1996, no Ferroviário, onde tudo começou.

Carreira na Seleção
Mirandinha foi convocado pela primeira vez em 1987, ainda no Palmeiras, e seguiu sendo chamado enquanto defendia o Newcastle. Participou da Copa América de 1987, mas não voltou a jogar competições oficiais com a camisa amarela. Parou de ser convocado em 1989.

Leia mais:
Juninho Paulista, Sylvinho e mais: quem foram os 10 primeiros brasileiros a disputarem o Campeonato Inglês?

PUBLICIDADE