Home Automobilismo Rei da polêmica: carreira de Alonso na Fórmula 1 foi marcada por nervos à flor da pele

Rei da polêmica: carreira de Alonso na Fórmula 1 foi marcada por nervos à flor da pele

Bicampeão mundial em 2005 e 2006, Alonso está de volta à Renault para a temporada 2021 em busca de encerrar carreira gigante do espanhol

Por Luis Feitosa em 08/07/2020 17:13 - Atualizado há 4 anos

Fernando Alonso Fórmula 1
Reprodução/Instagram

Fernando Alonso está de volta à Fórmula 1 após duas temporadas longe da maior categoria do automobilismo. A partir de 2021 será possível acompanhar o piloto espanhol de volta e é esperado que além da habilidade do corredor de 38 anos as polêmicas voltem a marcar a longa carreira de El Nano.

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes

[DUGOUT dugout_id=eyJrZXkiOiJPdkVtTkxsWiIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==]

Durante os seus mais de 17 anos de carreira, Alonso viveu inúmeras polêmicas. Apesar de ser um dos maiores nomes dos últimos anos 20 anos da categoria, o espanhol causava um sentimento de amor e ódio com todos que amavam o esporte.

Fórmula 1 não é esporte

Fernando Alonso é o famoso caso de pilotos que faziam de tudo para ficar em primeiro lugar seja em um treino, uma prova ou até em um 2 ou 1. Na classificatória para o GP da Itália em 2006, o espanhol acabou “supostamente” batendo em Felipe Massa e como consequência da atitude a FIA acabou colocando o piloto da Renault em último lugar no grid.

A decisão da Federação Internacional de Automobilismo frustrou Alonso que insatisfeito com a situação disparou contra o esporte e a entidade. O espanhol pediu desculpa aos fãs, mas acredita que a Fórmula 1 deixou de ser um esporte.

Hamilton no box

Em 2007, Alonso foi para a McLaren, mas o relacionamento não deu muito certo. Com apenas uma temporada na equipe, o espanhol viu que tinha errado e optou por retornar à Renault. Ma antes disso, o piloto arranjou tempo suficiente para brigar com o futuro hexacampeão da Fórmula 1.

Na classificatória para o GP da Hungria, Alonso acabou segurando Hamilton no box nos últimos minutos do Q3. A rusga do espanhol se deu após o inglês não deixar seu companheiro ultrapassá-lo no Q2 cumprindo apenas o acordo com a equipe. A punição de Alonso foi cair do primeiro para o sexto lugar e a construtora não somou nenhum ponto na corrida.

“Alonso é mais rápido do que você”

Alonso brigava pelo título em 2010 e na Alemanha acabou se irritando com o fato de que Felipe Massa não deixava passar. A situação foi descrita como “ridícula” pelo piloto e a ação que a Ferrari fez desapontou todos fãs. A scuderia deu sinal verde e afirmou para o brasileiro via rádio “Fernando é mais rápido do que você. Confirma que entendeu a mensagem?”. Com isso, Massa deixou o espanhol ultrapassá-lo e ele venceu a prova, mas ficou sem o título da temporada.

Espionagem

Em 2007, Alonso se envolveu em um grande caso de espionagem que envolveu diversos membros da McLaren. O piloto havia trocado mensagens com o piloto de testes da Ferrari Pedro de la Rosa em busca de informações da equipe. O objetivo era apenas um: fazer com que o espanhol ganhasse status de primeiro piloto da equipe. Houve uma chantagem por parte do piloto que ameaçou vazar o ocorrido e pouco tempo depois o escândalo foi divulgado e a construtora foi expulsa do mundial.

Maior atuação da carreira?

Na Hungria em 2006, Fernando Alonso colocou novamente sua ira nas pistas quando foi atrapalhado pelo piloto Robert Doornbos. Como forma de provocação, o espanhol acabou jogando seu carro para cima do holandês, quase causou um acidente como uma freada que gerou uma punição do 15º lugar no momento de largada da prova. Apesar de ser um dos últimos naquele dia, o espanhol conseguiu superar todos os obstáculos e ultrapassou quase todos do grid. O que poderia ser um dos maiores feitos da carreira do espanhol só não foi concretizada pois uma porca mal encaixada acabou retirando o bicampeão da disputa.

LEIA MAIS:

Alonso voltou! Confira as estatísticas do espanhol pela Fórmula 1

Ele voltou! Fernando Alonso fecha com a Renault para 2021

Alonso em números: veja as façanhas que o piloto espanhol alcançou na F1

Exit mobile version