Home Futebol Telê Santana eterno: relembre alguns craques que foram comandados pelo treinador

Telê Santana eterno: relembre alguns craques que foram comandados pelo treinador

Em toda carreira, Telê Santana foi campeão em quase todas as equipes que treinou e comandou diversos nomes históricos do futebol brasileiro

Luis Feitosa
Jornalista graduado e amante de futebol e futebol americano

Telê Santana foi um grandes treinadores da história do futebol brasileiro e que completaria 89 anos neste domingo. Apesar nunca ter ganhado um título pela seleção brasileira, o Mestre comandou grandes clubes nacionais e jogadores que viraram ídolos no Brasil pelos títulos e o amor a cada camisa.

PUBLICIDADE

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes

[DUGOUT dugout_id=eyJrZXkiOiJMNjg2Q1lBciIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==]

Entre grandes craques históricos que foram treinados por Telê Santana, alguns deles se destacam. No São Paulo, o treinador comandou simplesmente o trio Raí, Muller e Zetti. Durante o início da década de 90, Telê e o Tricolor fizeram um dos melhores times do São Paulo na história e juntos conquistaram 10 títulos com destaque para as Libertadores e os Mundiais de Clubes em 1992 e 1993.

PUBLICIDADE

Pela seleção brasileira, Telê Santana foi o técnico em duas Copas do Mundo, em 1982 e 1986. Apesar de nunca ter ganho um título pela amarelinha, o treinador trabalhou com grandes nomes do cenário mundial. Apenas na sua primeira convocação em mundiais, o comandante chamou grandes jogadores como o zagueiro Oscar, os meias Falcão, Toninho Cerezo, Zico e Sócrates e os atacantes Serginho Chulapa e Roberto Dinamite. Em sua segunda convocação, muitos nomes do torneio anterior foram remanescentes, mas algumas caras novas pintaram com Telê.

Em 1986, Telê contou com nomes como o goleiro Leão, os defensores Branco e Mauro Galvão e os atacantes Careca e Muller, o último nome chegou a trabalhar com o técnico posteriormente no São Paulo. No Atlético-MG onde também é ídolo, o treinador conviveu com grandes jogadores como Reinaldo. Responsável por títulos como os Campeonatos Mineiros (1970 e 1988) e o Brasileirão de 1971, o Mestre ainda teve Toninho Cerezo como grande cérebro da equipe.

LEIA MAIS:

PUBLICIDADE

Telê Santana: em 2019, revista francesa colocou treinador entre os maiores da história

Enquete: Telê Santana foi o melhor técnico da seleção brasileira?

5 ex-jogadores que já elogiaram Telê Santana